Evento Café com a Rede apresenta trabalho realizado pelo Cras do Tributo
03/10/2017
Fotos: Toninho Vieira

Na sexta-feira (29), foi promovido o evento Café com a Rede, pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras IV), do bairro Tributo, que consiste em uma proposta da Secretaria da Assistência Social e Habitação e Diretoria de Proteção Social Básica, com o objetivo de apresentar o trabalho realizado pelo Cras à rede de atendimento socioassistencial e demais instituições que compõem o território de abrangência do Cras IV - um total de 11 bairros e localidades da área rural.

Na ocasião estiveram presentes representantes de Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), presidentes de associações de moradores, instituições e parceiros que formam a rede de atendimento.

A coordenadora do Cras IV, a assistente social Adriele Morais Vieira, reitera ser preciso conhecer a rede de atendimento para evitar encaminhamentos e informações distorcidas, e entender qual o trabalho essencial para o bom funcionamento do serviço. Os profissionais percebem a necessidade de discussão, diálogo e esclarecimento de dúvidas e a comunidade deverá ser a principal beneficiada com o bom funcionamento do fluxo de atendimento dos serviços.

No encontro foi informado que alguns bairros passarão, a partir de outubro, a ser atendidos pelo Cras VII do bairro Conta Dinheiro: Nossa Senhora Aparecida, CDL, Jardim das Camélias e Restinga Seca. Os bairros e localidades atendidos pelo Cras IV são Nossa Senhora Aparecida, CDL, Jardim das Camélias, Restinga Seca, Guadalajara, Jardim Celina, Pisani, Tributo, Guarujá, Bates, Índios e localidades do interior. O Cras IV está localizado na ruja Padre Ludovico Kuck, bairro Tributo. Contato: 3222-9725; e-mail: lagescras4@yahoo.com.br.

Atendimentos ofertados pelo Cras:

O Cras é uma unidade pública responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica, com matricialidade familiar e ênfase no território. É a “porta de entrada” dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atua de forma complementar ao Paif, e tem por objetivo prevenir e proteger os usuários de riscos e violações de direito, estimulando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.