Pessoas são convidadas a participarem do programa através das Unidades Básicas de Saúde
No bairro Petrópolis, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve atividades com um grupo de 12 pessoas, semanalmente, nos períodos matutino e vespertino, no salão da igreja da Santíssima Trindade. Na manhã de sexta-feira (29), devido ao tempo chuvoso, poucas pessoas participaram das atividades, ministradas pelo educador físico Marcos de Souza, entre elas a dona Reacy Antunes, de 90 anos de idade.
Ao sorrir de satisfação, “feliz da vida”, como dizem, Reacy disse que para ela exercitar o corpo as atividades do Nasf é muito importante e que por isso não ficou em casa, embora estivesse chovendo. “Quando me exercito, a dor dos meus braços melhoram. Por isso, também faço exercícios em casa”, falou a anciã.
Marcos de Souza explica que toda semana, às sextas-feiras, durante uma hora, ele aplica exercícios físicos que desenvolvem as habilidades motoras. “O Nasf promove a saúde das pessoas, na prevenção de doenças e no apoio à resolubilidade das demandas da saúde. Desenvolve-se, por exemplo, atividades físicas, orientação sobre alimentação saudável e aspectos emocionais na terceira idade.”
O Nasf tem a participação de educador físico, nutricionista, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta. As pessoas são convidadas a participarem do programa através da Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ao todo são quatro núcleos (Nasf) que atendem toda a região urbana de Lages.