Lages abraça o Outubro Rosa e promove a saúde da mulher
09/10/2017
Fotos: Carlos Becker

Durante todo o mês estão previstas ações como blitze educativas em pontos estratégicos da cidade, rodas de conversa, oficinas, sarais, apresentações culturais e caminhadas

Muito além de um simbolismo, o laço rosa significa uma luta constante pela prevenção ao câncer de mama, um dos mais comuns entre as mulheres, e pela melhoria da qualidade de vida. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 60 mil novos casos e câncer de mama poderão ser diagnosticados no Brasil.

Em Lages, o Outubro Rosa contará com uma programação elaborada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários, para envolver profissionais da saúde e a comunidade.

Ao longo do mês, toda quarta-feira ocorrerão palestras para orientar, esclarecer dúvidas e promover a troca de experiências entre os profissionais que prestam os primeiros atendimentos às mulheres nas Unidades Básicas de Saúde. Ginecologista, mastologista, médicos, enfermeiros e psicólogos participarão das atividades.

“É um momento de compartilhar experiências e conhecimentos. Isso é muito importante para melhorarmos cada vez mais os atendimentos à população”, enfatiza a coordenadora do Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), Bruna Vaz.

Prevenção é o melhor caminho

Outra preocupação é conscientizar a população feminina sobre a importância dos cuidados com a própria saúde e fazer com que as mulheres procurem pelos serviços prestados pelo Ceasm.

“Seria muito bom receber as mulheres que buscam a prevenção, e não somente aquelas que chegam até aqui com um diagnóstico em mãos para iniciar um tratamento”, comenta Bruna.

O Ceasm presta serviços especializados, com consultas de ginecologia, obstetrícia (de alto e baixo risco), mastologia e assistência aos pacientes, com equipes de enfermagem e psicologia.

Somente neste ano, o Ceasm realizou mais de oito mil consultas médicas, numa média de 700 por mês. Entre procedimentos como acolhimento, preventivos, atendimentos psicológicos, testes rápidos e outras ações, o total ultrapassa 12 mil.

Programação continua

Durante todo o mês estão previstas ações como blitze em pontos estratégicos da cidade, com a distribuição de lixeirinhas para carros contendo materiais informativos, outras rodas de conversa, oficinas, sarais e apresentações culturais e caminhadas.

Confira:

Sábado (7/10) – 8h às 12h e das 13h às 17h: Promoção Saúde da Mulher. Local: Unidades Básicas de Saúde

Sábado (7/10) – 9h às 12h: OAB Solidária, com orientações jurídicas e de saúde. Local: Calçadão da Praça João Costa

Terça-feira (10/10) - 9h às 16h: Pedágio alusivo ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Local: alguns semáforos

Terça-feira (10/10) - 17h: Oficina “A Violência Vista pela Percepção da Neurociência”. Local: Auditório da CDL

Terça-feira (10/10) – 19h: Palestra “O Poder dos Alimentos na Prevenção do Câncer”. Local: Centro de Eventos da Animi (somente convidados)

Quarta-feira (11/10) - 13h às 17h: Roda de Conversa. Local: Sala de Dança do Sesc

Quarta-feira (18/10) – 13h às 17h: Roda de Conversa. Local: Sala de Dança do Sesc

Quinta-feira (19/10) – 9h às 12h e das 14h às 18h: Dia D, com orientações em geral. Local: Pátio da Loja EVM, na avenida Presidente Vargas

Sexta-feira (20/10) – 9h às 12h e das 14h às 17h: Evento Peruca Solidária. Local: Calçadão da praça João Costa

Sexta-feira (20/10) – 14h: Palestra sobre a saúde da mulher. Local: 6° BPM (mulheres da PMSC)

Sábado (21/10) - 14h às 22h: Sarau e oficinas culturais. Local: Sesc Vidal Ramos