Notícias
Balcão Cidadão leva estrutura ao Asilo Vicentino e providencia documentos de 34 idosos
19/10/2017
Fotos: Carlos Alberto Becker

A tarde desta quarta-feira (18 de outubro) foi mais que especial para 34 idosos acomodados no Asilo Vicentino, bairro Brusque. Parte da equipe do Balcão Cidadão se deslocou até o Asilo e uma miniestrutura foi montada para atender a demanda de renovação de carteiras de identidade (RGs).

Nos documentos constará, aliás, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). As carteiras estarão prontas em 30 dias, com entrega no Asilo e comodidade aos cidadãos da “melhor idade”, lembrados especialmente neste outubro, o Mês do Idoso. Durante a tarde foram preenchidos os formulários, feitas fotocópias, colhidas as impressões digitais e registradas fotografias 3X4 em um estúdio improvisado dentro do próprio Asilo. Foram feitos termos de hipossuficiência para isentar os idosos da taxa da segunda via. Inaldo Correa, 83 anos, sofreu um AVC e se locomove com cadeira de rodas. No Asilo há dois anos, vai ganhar documento novo. “Vai ser muito bom”, resume, com dificuldades ao falar.

De acordo com a diretora do espaço de acolhimento, Zilda Furlan, os novos que chegam para ocupar as dependências e serviços do Asilo já ingressam com suas carteiras de identidades “vencidas”, portanto, vigentes há mais de dez anos, pois a fotografia, transcorrido tanto tempo, já não demonstra os mesmos traços pessoais atuais. A documentação deve estar toda em dia para se formalizar o cadastro no Asilo. “Nós solicitamos certidão de nascimento ou de casamento atualizada. As certidões nós já providenciamos e agora o Balcão vai cuidar da questão das identidades”, reitera Zilda.

Para a diretora, o trabalho do Balcão Cidadão in loco é essencial para este público, pois, no caso do Asilo Vicentino, há 32 cadeirantes e diversas pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). “O deslocamento destas pessoas fica difícil. Então, a equipe vir aqui facilita demais para todos.”

A diretora do Balcão Cidadão, Adriana Dolberth, pontua que esta foi a primeira vez que o serviço foi até o Vicentino este ano, a pedido da própria direção. “É um trabalho social para contribuir com eles. Não é sempre que é possível se deslocar. É complicado entrar e descer do carro. Eles nos ligaram e pediram para que viéssemos e sempre que nos reivindicarmos, estaremos aqui”, antecipa. Continua intensa a movimentação diária no Balcão Cidadão, na rua Zeca Neves, perto do Parque Jonas Ramos (Tanque). Mais de 100 atendimentos são realizados todo dia e a carteira de identidade continua sendo a campeã.

 

Um trabalho permanente

 

O Asilo Vicentino completou, em julho de 2017, 100 anos de fundação. Atualmente 81 idosos ocupam o local, sendo, destes, 51 mulheres. Todos são distribuídos em três alas. Está com sua capacidade lotada, e na fila de espera há 14 pessoas. Ao abrir uma vaga, segue-se a fila, com visita domiciliar feita por assistente social para a verificação de real necessidade da moradia asilar. Podem estar no Asilo idosos a partir dos 60 anos. No Vicentino há cinco centenários. A mais velha é Olívia da Silva, com 108 anos de idade.

No cronograma estão visitas de grupos e escolas que desejam conhecer o trabalho desempenhado no Asilo, atividades nutricionais, físicas e fisioterapêuticas, e trabalhos em grupo com psicóloga. A missa semanal acontece às quintas-feiras, às 15h, na Capela de São Vicente, ao lado do Asilo.

Proporciona estrutura de estadia/camas, alimentação e atividades físicas e de lazer mantidas de acordo com aposentadorias/pensões dos idosos, brechós, rifas, doações, entre outras fontes. Faz parte das despesas salário de profissionais, entre outros gastos comuns do dia a dia. Ao todo são 33 funcionários, entre assistente social, psicóloga, fisioterapeuta, médico clínico geral, enfermeira, auxiliar de enfermagem, nutricionista, cuidadores, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, diretora e auxiliar administrativo.

A tradicional festa anual do Asilo Vicentino foi realizada no dia 24 de setembro em 2017, quando foram arrecadados R$ 90 mil, mas ainda há recursos a serem recebidos. Há um grupo de festeiros responsável pela organização. O jantar de confraternização para celebrar o centenário da instituição aconteceu em 18 de agosto.

O Asilo Vicentino está localizado na rua José do Patrocínio, 50, Brusque, próximo ao Pronto-Atendimento (P.A.). Contato: 3222-3323. Uma forma recente de angariar recursos para o Asilo é o desconto na conta de energia, junto à Celesc. O débito deve ser autorizado de forma impressa, em modelo padrão da empresa. Depósitos financeiros também podem ser efetuados: Sicredi - agência 0268; conta-corrente: 345040.

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600
Todos os Direitos Reservados © 2022