Residências, postos de saúde e escolas são atingidas pela chuva
13/11/2017
Foto: Divulgação

Com 52 milímetros de chuva em seis horas, foram registrados alagamentos, enxurradas, quedas de muros e árvores e danos em residências por conta do granizo. A Defesa Civil distribuiu lonas a algumas famílias. Até no Lages Garden Shopping houve desabamento de parte do telhado.

Um temporal de granizo atingiu a cidade de Lages na manhã desta sexta-feira, dia 11. Mais de 70 ocorrências foram atendidas nos arredores dos bairros Guarujá, São Sebastião, Dom Daniel, Várzea e Caroba.

Apesar do curto período de chuva, os estragos foram grandes. A assistente técnica da Defesa Civil, Angélica Wolf, explica que um alerta foi emitido pelo Estado às 10h30min.

“O shopping é avaliado por um engenheiro civil para determinar se não há risco de continuar aberto”, diz Angélica.

O Rio Carahá transbordou em alguns trechos da Avenida Belizário Ramos e no bairro Habitação. No Guarujá, a Unidade Básica de Saúde precisou ser fechada devido à inundação de algumas salas. O local deverá ser reaberto na próxima terça-feira, dia 14. Os procedimentos e consultas que ocorreriam nesta sexta e na segunda serão reagendados.

Na educação, nove unidades escolares também foram atingidas, como os Ceims do Caic Irmã Dulce, no bairro Guarujá; Rosimery Guimarães Lira, no Dom Daniel; o Ceim do Jardim Celina; Maria de Castro Arruda, no São Cristóvão; Ceim Uniplac, no Universitário; Celina Tomé Melegari, na Chapada; São Paulo, Sepé Tiaraju, no Passo Fundo; e Vila Mariza.

A equipe de manutenção da Secretaria Municipal da Educação começou a consertar os estragos imediatamente após o temporal. Nenhuma criança sofreu qualquer tipo de problema.