Obras de infraestrutura garantem melhoria no atendimento do Hospital Infantil
23/11/2017
Fotos: Marcelo Pakinha

Investimentos da Prefeitura, dos Governos do Estado e Federal e doações da comunidade em geral fazem do Seara do Bem uma referência em Santa Catarina

O Hospital Infantil Seara do Bem foi inaugurado em 30 de junho de 1968. De lá para cá a estrutura foi ampliada e modernizada. Tudo isso aliado aos investimentos públicos e privados, às doações e campanhas de entidades de classe e da sociedade civil, aos trabalhos de pesquisas e aperfeiçoamentos do corpo técnico e clínico, que fazem do local uma referência no atendimento de crianças e adolescentes em Santa Catarina.

O hospital atende mensalmente cerca de cinco mil crianças de toda a Serra catarinense com um serviço de Urgência e Emergência e Pronto Atendimento, inaugurado em 2012. A parceria de trabalho entre a Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, e o Hospital Infantil Seara do Bem, mantém em funcionamento diversos serviços de contratualização do Sistema Único de Saúde (SUS) à comunidade de todo Estado. “A parceria vem de anos. Um exemplo é o Pronto Atendimento do Seara do Bem, onde todos os profissionais médicos que ali atuam são de nossa responsabilidade”, explica a secretária municipal da Saúde, Odila Waldrich.

Outra iniciativa que pretende aperfeiçoar o atendimento à comunidade lageana será após a conclusão das obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), localizada na Avenida Brasil, no bairro Universitário. A estrutura de atendimento do Pronto Atendimento Infantil deverá ser deslocada para o novo prédio da UPA, sendo que os serviços de Urgência e Emergência do Hospital Seara do Bem não mudam e continuam no mesmo local. “São ações que fazem deste Hospital o único especializado em pediatria do interior do Estado, fazendo parte do Sistema Estadual de Referência Hospitalar e que atende todos os municípios da região, bem como as principais regiões de Santa Catarina, recebendo também, eventualmente, pacientes de outros Estados”, diz a secretária Odila.

Obra inaugurada

Na tarde desta quarta-feira (22 de novembro), 251 anos de Lages, o prefeito Antonio Ceron e o vice Juliano Polese, participaram do ato de inauguração do novo bloco de serviços do Hospital Infantil Seara do Bem. A estrutura conta com lavanderia, almoxarifado, vestiários, salas de costura de materiais e estar de funcionários e médicos. Um investimento do Governo do Estado, na ordem de R$ 3,8 milhões.

“Este é um trabalho de qualidade e imprescindível a nossa comunidade. Lages no dia do seu aniversário é agraciada com esta magnífica estrutura e que reforça a área da saúde”, comentou o prefeito.

O governador Raimundo Colombo fez questão de lembrar que nos 251 anos da cidade se comemora aquilo de maior valor do povo lageano, a solidariedade. “Seremos parceiros da prefeitura e do Hospital na implantação de uma ala exclusiva para o atendimento da saúde mental de nossas crianças e adolescentes. Este será mais um passo na oferta de serviços à comunidade de Lages e região”, anunciou o governador.