No dia 1º de dezembro, internacionalmente definido como Dia Mundial de Luta Contra à AIDS, a Vigilância Epidemiológica de Lages irá promover uma série de ações, com a participação de setores público e privado, para a conscientização sobre os riscos desta e outras doenças sexualmente transmissíveis. As atividades ocorrerão em frente à Vigilância Epidemiológica (fundos do Pronto-Atendimento), na Rua Sebastião Furtado, a partir das 8h30.
Serão ofertados diversos serviços para a população em geral, como atividades físicas, verificação de pressão arterial e glicemia, testagem rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C, orientações sobre Aids e tabagismo. Também serão oferecidos serviços de limpeza de pele, maquiagem artística para crianças, cama elástica, feira de adoção de animais e exposição de artesanato.
A Secretaria de Saúde entende que a prevenção deve ser trabalhada de modo amplo, onde o profissional da saúde, buscará juntamente com o cidadão, um plano individual, que atenda às necessidades do mesmo, promovendo em conjunto a assistência e a proteção.
A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, com o objetivo de informar sobre sintomas, perigos, formas de contágio e prevenção do vírus HIV e também combater o preconceito contra portadores da doença.