Testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de orientações sobre AIDS, tabagismo foram algumas das atividades oferecidas à população
No primeiro dia do Dezembro Vermelho, a Secretaria de Saúde, através do programa IST/AIDS e Hepatites, realizou uma ação para conscientizar a população lageana sobre doenças sexualmente transmissíveis. As atividades começaram pela manhã na frente da Vigilância Epidemiológica.
“Os cuidados devem ser diários. Mas hoje é uma data especial pois praticamente o país inteiro se mobiliza para essa questão tão grave. Nós estamos aqui para sensibilizar a população e passar orientações, fazer com que eles sintam a necessidade de cuidado” explica a secretária de saúde Odila Waldich.
Foram realizadas atividades físicas, verificação de pressão e glicemia, testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de orientações sobre AIDS, tabagismo e CadÚnico. Limpeza de pele, maquiagem artística, feira de adoção de animais e exposição de artesanato também foram oferecidas à população. A banda da escola Nossa Senhora da Penha, Mutirão participou da abertura do evento.
O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional com o objetivo de informar as pessoas sobre os sintomas, perigos, formas de contágio e prevenção do vírus HIV, assim como, combater o preconceito contra portadores da doença.