A Campanha de Multivacinação da Criança e do Adolescente, iniciada no dia 19 e que se estenderá até o dia 30 de setembro, tem movimentado a Central de Vacinas e as Unidades Básicas de Saúde nos bairros de Lages. Em média, 150 crianças e pré-adolescentes têm procurado, diariamente, a Central que funciona junto à Vigilância Epidemiológica, no Centro.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Márcia Spíndola, lembra que a maior movimentação ocorrerá neste sábado (24), Dia D da campanha. “Esclarecemos que esta não é uma campanha anti-poliomielite, mas de multivacinação, quando estarão disponíveis para crianças de zero a cinco anos de idade, 14 tipos de vacinas, enquanto que para os pré-adolescentes serão quatro tipos, entre elas o HPV para meninas de nove a 14 anos.
Estarão disponíveis 14 tipos de vacina
A técnica de imunização, Franciele Costa, disse que a vacina anti-pólio está entre os 14 tipos de vacinas disponíveis para as crianças nesta Campanha de Multivacinação. “Crianças de 1 ano e três meses, recebem o primeiro reforço e as de quatro anos podem receber a segundo reforço. Porém, quem já tiver recebido duas doses, não precisará de uma terceira dose”, explica.
Para crianças a partir dos nove meses de idade também estará disponível a vacina contra a febre amarela. “Em todos os casos é preciso apresentar a carteira de vacinação. Esta campanha visa atualizar as vacinas e para isso é imprescindível a apresentação deste documento de saúde”, fala Márcia.
Márcia enfatiza que um dos objetivos desta campanha é a imunização contra o HPV, resgatando as meninas que ainda não fizeram as duas doses desta vacina. No Dia D da Campanha de Multivacinação, no sábado (24), as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 8h às 17h. Nos demais dias, a vacinação ocorrerá nas unidades, das 8h às 12h e das 13h às 17h e na Central da Vigilância Epidemiológica, anexo ao Pronto Socorro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Neste dia, cerca de 120 profissionais da área da saúde pública estarão envolvidos na campanha.