Comitê organiza atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
16/08/2018
Fotos: Daniel Costa

Apresentações artísticas, exposições fotográficas e roda de conversa estão entre as principais atividades da programação

Com as proximidades do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, reconhecido no dia 19 de agosto, os representantes da rede socioassistencial que compõem o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua – Comitê Pop Rua, reuniram-se na tarde desta terça-feira (14 de agosto), no auditório do Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt, para organizar o cronograma de atividades a serem desenvolvidas em alusão ao Dia.

Segundo Jamile Araújo Yared, diretora do Serviço de Proteção Especial de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lages, o Comitê Pop Rua é responsável pelo acompanhamento, assessoramento e monitoramento da política voltada para a população em situação de rua. “O Comitê Pop Rua possui composição paritária, ou seja, é constituído por treze representantes titulares e seus respectivos suplentes do poder público e por treze representantes titulares e suplentes de organizações e movimentos da sociedade civil”, explica Jamile.

19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

O Dia ficou reconhecido no ano de 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo (SP). “Conhecido como “massacre da Sé”, o caso teve repercussão internacional e a data serve para conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população. Os ataques também deixaram oito pessoas feridas”, explica Jamile.

16/08/2018  –  Tarde Cultural

Local: Centro Pop.  Endereço: rua Juca Antunes Lucena, nº 28, Centro. Horário: Durante o dia.

17/08/2018 – Exposição Fotográfica

Local: Praça João Costa. Horário: 13h até às 17h.

19/08/2018 – Roda de Conversa e Confraternização

Local: Abrigo Temporário. Endereço: av. Papa João XXIII, nº 1352, bairro Ipiranga (no antigo Seminário Diocesano). Horário: 09h às 17h.

Os representantes titulares e suplentes do Poder Público, indicados pelos titulares das secretarias e órgãos:

Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Gestão e Serviços), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Política para a Mulher e Assuntos Comunitários, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Município, Gerência Regional de Educação, 6º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, 5º Batalhão de Bombeiros Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.