O evento é uma forma de promover a qualidade de vida dos profissionais com técnicas naturais
Setembro Amarelo é o mês internacional de valorização da vida e para incrementar a programação, iniciou na segunda-feira (17 de setembro) o Primeiro Encontro de Promoção da Saúde Mental dos Profissionais da Atenção Básica com aplicações de PICs (Práticas Integrativas e Complementares). Até dia 21 de setembro, serão acolhidos cerca de 300 profissionais que na Rede de Atenção Básica (Unidades de Saúde, Pronto Atendimento, SAMU, Programas em Saúde) do município.
A ação que acontece no auditório da Secretaria de Saúde é uma forma de promover a qualidade de vida dos profissionais com técnicas naturais, além de incentivar a adoção das Práticas Integrativas e Complementares no município. Divididos em pequenos grupos para não comprometer a demanda de serviços nas Unidades, o profissional pode receber ou participar de uma sessão de meditação, auriculoterapia, reiki, escalda pés ou massagem relaxante. “Além de um cuidado com a saúde do nosso trabalhador é uma forma de incentivo à promoção das terapias alternativas. Além disso, entendemos que um momento de cuidado especial poderá refletir positivamente no trabalho diário e consequentemente no atendimento à comunidade” explica a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Francine Formiga.
Práticas Integrativas e Complementares em Lages
Em Lages, até o momento, mais de 40 profissionais já estão capacitados para a aplicação das terapias alternativas, que são oferecidas em 13 das 28 Unidades Básicas de Saúde. As Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Portaria nº 971/2006), PICs, integram a Política Nacional. A formação para aplicação das técnicas é estimulada pela Secretaria de Saúde, com o propósito de melhorar o atendimento ao cidadão e reduzir a medicalização. Em breve será implantado um Ambulatório Municipal de PICs. Para saber mais informações, e quais as técnicas oferecidas, o cidadão poder entrar em contato com a Unidade de Saúde do seu bairro.