Notícias
Saúde e Judiciário desenvolvem trabalho articulado
25/10/2016
O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde (Foto: Cao Ghiorzi)

No período da tarde os trabalhos prosseguiram, através de audiência concentrada dos profissionais da área da saúde pública, da Assistência Social do município e do Judiciário, culminando com a elaboração de um protocolo de saúde mental

A Secretaria de Saúde promove nesta terça-feira (25) o 1º Colóquio de Saúde Mental voltado exclusivamente para o poder Judiciário. O objetivo é a apresentação da estrutura de serviços existente hoje no município de Lages nessa área de atendimento à saúde pública.Participam da reunião a secretáriade Saúde, Rose Possato, o juiz da Vara da Família, Alexandre Takaschima, o promotor Carlos Teivy, coordenadores dos centros de atenção psicossocial e saúde mental, médicos e assistentes sociais.

O encontro ocorre no auditório da Secretaria de Saúde e nesta manhã os coordenadores do Centro de Atenção em Saúde Mental (Casm) e do Caps Infantil, Caps II e Caps AD fizeram a apresentação da infraestrutura de serviços disponíveis para casos de tratamentos de saúde mental e de dependência química, basicamente.

 

Protocolo de saúde mental

No período da tarde os trabalhos prosseguem, através de audiência concentrada dos profissionais da área da saúde pública, da Assistência Social do município e do Judiciário, culminando com a elaboração de um protocolo de saúde mental.“O objetivo é que o poder Judiciário conheça a estrutura e como funcionam, efetivamente, os serviços na área da saúde mental e psicossocial em Lages e com isso sejam evitados internamentos dispensáveis”, explica Rose Possato.

Ela fala que a partir de 2013, diante da grande demanda de internamentos via judicial, buscou-se o entendimento da situação diretamente com o Judiciário. “Hoje se tem uma relação extremamente próxima com o Judiciário e conseguimos discutir cada um dos casos. Todos os casos são definidos conjuntamente pelos setores de saúde e deassistência social”, comenta.

 

Lages é referência

Segundo o juiz da Vara da Família,Lages é referência estadual em estrutura de saúde e é fundamental o conhecimento de todos os departamentos existentes. “Na reunião de hoje estamos tendo esta oportunidade e ao mesmo tempo fazemos estudos de casos”, dizAlexandre Takaschima.“Desenvolvemos trabalho articulado, envolvendo o Judiciário, Defensoria Pública, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Secretarias de Saúde e de Assistência Social, objetivando atender os casos de transtornos mentais e de dependência química não apenas no âmbito do tratamento de saúde em si, mas levando em conta a questão social, a qual a pessoa está inserida”, finaliza.

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600
Todos os Direitos Reservados © 2022