Saúde, Controle Social e Você: Conselheiros Municipais de Saúde participam de curso de capacitação
25/10/2018
Fotos: Cássia Shelen

Mais de 70 inscritos participaram do curso que aconteceu no auditório do Hospital Infantil Seara do Bem

Um dos princípios mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) é a participação da sociedade na fiscalização dos recursos e no andamento dos serviços realizados pelo SUS. A atuação de um Conselho Municipal é essencial para garantir a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a saúde em um município.

Com esse propósito, a Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (24 de Outubro), uma capacitação para os integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Lages. O curso que aconteceu no auditório do Hospital Infantil Seara do Bem reuniu mais de 70 participantes, entre conselheiros e pessoas interessadas em exercer o cargo futuramente.

O treinamento visa atualizar as atividades dos conselheiros, trocar experiências e dar uma visão geral sobre como eles devem atuar. Os participantes receberam orientações sobre legislação, a situação do SUS na região e no país e aquilo o que envolve a competência de um conselheiro e seu papel em uma gestão.

A secretária de Saúde, Odila Waldrich, destacou a atuação dos atuais Conselheiros que sugeriram as alterações para o decreto que simplificou a concessão do alvará sanitário para empreendimentos. Também por sugestão do Conselho de Saúde, a Secretaria irá ceder parte da estrutura do Tito Bianchini para a instalação de uma Unidade Básica de saúde (UBS) do Centro, após a mudança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Através da participação do Conselho avançamos em muitos aspectos e é necessário que estejamos sempre renovando nosso aprendizado de forma a garantir cada vez mais um serviço eficiente para a população”, conclui.