Notícias
No dia 26 de novembro acontecerá a nona edição do Pedalando com a Saúde
11/11/2016
Praça Joca Neves estará novamente bem movimentada (Foto: Marcio Avila/Arquivo)

Novembro Azul e Prevenção ao Diabetes

Em um só dia: passeio ciclístico e de roller, caminhada, atendimento à  saúde do homem e prevenção contra o diabetes

No final do mês, dia 26 de novembro, sábado, será realizada a 9ª edição do evento “Pedalando com a Saúde”, em alusão ao Novembro Azul, de atenção à saúde do homem e à prevenção ao câncer de próstata. Com concentração às 14h na Praça Joca Neves, o evento é promovido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), serviço da Secretaria da Saúde. A previsão é de que sejam recebidas no mínimo 200 pessoas. Depois das inscrições gratuitas a partir das 14h, crianças, adolescentes, adultos e idosos farão alongamentos em conjunto e iniciarão o trajeto, compreendendo desde a Praça Joca Neves, passando pela avenida Belizário Ramos (Carahá), até a ponte de acesso ao bairro Habitação, após retornando pelo mesmo caminho, até chegar-se à Praça novamente. O Grupo Roller de Lages participará. A patinação tem crescido significativamente em Lages, como ocorre às tardes de domingo na avenida Duque de Caxias durante o evento “Ativa Lages”. Frutas e água serão distribuídas. Haverá sorteio de brindes, entre squeeze de água, artigos doados pelas empresas Probike, Cycles Beto e AB Bike Fitness e duas limpezas dentárias disponibilizadas por profissional.

 

Um compacto de ajuda

 

De acordo com a coordenadora do passeio ciclístico, Sara Duarte, serão percorridos de dez a 12 quilômetros por aproximadamente uma hora. Haverá, ainda, caminhada, às 16h, no mesmo trajeto, porém, em trecho curto. Educadores físicos da Secretaria da Assistência Social orientarão a atividade e farão o encerramento dos grupos de atuação, como o Vida Ativa. As atividades lembrarão o Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Diabetes, celebrado em 14 de novembro. A Associação Doce Vida prestará orientações sobre o assunto e promoverá um bazar. O Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) – distribuição de camisetas e orientações para motoristas, Serviço Social do Comércio (Sesc) - basquete, partidas de badminton, equipamentos, tendas e mesas, Saúde do Idoso e Programa Hiperdia estarão a postos para dividir informações preventivas à comunidade, bem como ações de orientação nutricional. Haverá hemoglicoteste (HGT - aferição de glicemia), verificação de pressão arterial, avaliações antropométrica e bucal e teste de pressão manual. “Já tivemos a adesão de 300 pessoas em outras edições. Este será o último ‘Pedalando com a Saúde’ de 2016.” Clínica Le Santé e Polícia Rodoviária Federal (PRF) também são parceiras do evento.

 

Por que pedalar?

 

Aos benefícios da prática do ciclismo está incluída tonificação muscular, melhoria da saúde cardiovascular e melhor circulação sanguínea. Fortalece os músculos, ajuda no controle do diabetes, aumenta os níveis de energia, contribui contra o estresse, ajuda a gerenciar a dor, na perda de peso e influencia contra o câncer, além de contribuir contra artrite.

 

Impacto ambiental


Ambientalmente favorável, andar de bicicleta é um modo de transporte estimulado em todo mundo cada vez mais, uma vez que reduz a poluição nas cidades e reduz a emissão de gases de efeito estufa. O ciclismo de dez quilômetros a cada dia pode evitar a emissão de pelo menos 1,3 toneladas de gases de efeito estufa anualmente, o que reduz o risco de doenças fatais e problemas de saúde que afetam milhões de pessoas devido à poluição do ar. Os automóveis são a maior fonte de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, monóxido de carbono, óxidos de enxofre, óxidos de azoto e hidrocarbonetos. Estas emissões de gases nocivos danificam o sistema nervoso e também são responsáveis por problemas respiratórios graves. Os estudos também revelaram que os praticantes de ciclismo são menos propensos aos efeitos nocivos da poluição, pois tendem a respirar ar menos poluído.

 

Experiências

 

Estudos têm revelado que a cada ano, na Austrália, 900 a 2000 mortes prematuras ocorrem devido à poluição do ar. No Brasil têm se colocado em prática iniciativas de estímulo ao uso mais frequente da bicicleta não somente nas atividades de lazer, mas nos deslocamentos do dia a dia. Em Lages, por exemplo, tem-se discutido constantemente opções de melhoria da mobilidade urbana com destaque ao ciclista e ao pedestre. Vias como as avenidas Belizário Ramos (Carahá), Dom Pedro II e Papa João XXIII, além da rua Humberto de Campos, bairro Sagrado Coração de Jesus, contam com ciclofaixas. Ciclovias são diferentes, apesar de o nome ser semelhante, pois se trata de espaços destinados à circulação de bicicletas, porém, são dotados de delimitações, a exemplo de muretas, como ocorre no canteiro central da avenida Duque de Caxias, como uma proteção maior aos praticantes.

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600
Todos os Direitos Reservados © 2022