Centro de Especialidades Odontológicas zera fila de espera de pacientes com necessidades especiais e alerta sobre mudança no fluxo
15/02/2019
Texto: Daniele Mendes de Melo / Fotos: CEO/Coordenação Saúde Bucal/Divulgação

Todas as Unidades Básicas de Saúde estão habilitadas para inserção de dados no Sisreg

As pessoas de todas as faixas etárias, desde bebês até idosos, têm amparo garantido e gratuito no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em estrutura física (clínica) alugada pela prefeitura de Lages, localizada nas dependências da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), onde são atendidos de 800 a 900 pacientes por mês. Parte dos atendimentos diz respeito a pessoas com necessidades especiais, cuja fila de espera foi zerada no CEO, era em torno de 200, e a Secretaria da Saúde está no aguardo de novos. A agilidade permite que a consulta dos pacientes com necessidades especiais seja marcada já para a semana seguinte, depois de terem sido inseridos no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), implantado recentemente também no CEO. Após o registro virtual há uma avaliação/regulação da demanda e, sequencialmente, o agendamento. O Sisreg consiste em um dos componentes da rede pública de saúde com a finalidade de atribuir maior transparência em relação às filas de espera para consultas, exames e cirurgias.

Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que estejam precisando deste tipo de atendimento no CEO devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs) de referência no seu bairro onde mora e passar por uma triagem. No caso de verificada a dificuldade no manejo deste paciente, o dentista oficializa a necessidade a partir de documento, seguindo para a regulação, após o paciente é agendando no CEO, em que o horário de suporte à população compreende das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, o mesmo praticado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Todas as Unidades de Saúde estão habilitadas para inserção no Sistema de Regulação (Sisreg). E onde não há dentista,

Então, atenção: “O agendamento não é mais feito diretamente no CEO, e sim através da UBS”, corrobora a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria, Priscila Nunes. Os pacientes devem apresentar Cartão SUS e Cartão da Família na Unidade. Uma parceria será firmada com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para facilitar a assistência e o encaminhamento acontecer de forma direta. Todos os profissionais do CEO são custeados pelo Município, por intermédio também do Sistema Único de Saúde (SUS), são 24 dentistas e 14 auxiliares.

Estes pacientes que apresentam maior dificuldade de atendimento ambulatorial, a exemplo da paralisia infantil, distúrbios neurológicos, autismo e Síndrome de Down, e outros, com determinada resistência, são atenciosamente recebidos pela dentista Monica Moraes Orsatto, mestre em ortodontia e adequadamente especializada para dar atenção aos pacientes, com uma longa história de dedicação e tratamento afetuoso e com paciência por eles.

Técnica, carinho e humanização

O CEO oferece cirurgia buco-maxilo-facial, endodontia (tratamento de canal), atendimento a pacientes com necessidades especiais, pediatria e periodontia, além de clínicos gerais que atendem moradores de áreas descobertas de dentistas em Lages - Caça e Tiro, Centro, Frei Rogério, São Francisco, São José, Universitário, Vila Mariza, Vila Nova e interior (zona rural). Nestes casos, também o paciente deve comparecer à Unidade de Saúde com Cartão SUS e Cartão da Família para encaminhamento.

A enfermeira ou responsável irá acessar o Sisreg e incluir a demanda de agendamento, sem necessidade de o paciente sair do seu bairro e se dirigir ao CEO. Após, sua solicitação será classificada (urgência ou não). Os pacientes com necessidades especiais são agendados já para a semana seguinte.

Para os demais, a consulta pode levar de duas a três semanas para atendimento em qualquer uma das especialidades por conta da demanda. A endodontia tem a maior procura, lembrando que a fila foi reduzida de um ano para seis meses. Nos próximos dois meses a Secretaria da Saúde deverá reduzir este tempo ainda mais.

Referência para a região serrana, o CEO recebe pacientes de 13 municípios que encaminham seus moradores às especialidades. Portanto, os dentistas de Lages e das outras cidades inserem os dados dos pacientes no Sisreg, procedimento nacional do Ministério da Saúde (MS), os quais passam pela regulação e classificação para posteriormente serem atendidos. O gerente do Centro de Especialidades é Nedher Ali Dabbous.

Bebês no Centro de Especialidades?

Os bebês são recepcionados geralmente para ser feito o teste da linguinha, em que pode ser diagnosticada uma anomalia congênita de nome complicado, a anquiloglossia (freio lingual curto ou inserido muito próximo à ponta da língua), com uma incisão chamada frenectomia, um pequeno corte nestas situações de língua presa, assegurando uma vida normal de alimentação, linguagem e interação. Esta alteração pode também ser detectada pelo dentista da Unidade de Saúde.

Pronto-Atendimento Odontológico

No Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini são disponibilizados os serviços do Pronto-Atendimento Odontológico, com atendimentos todos os dias da semana, 24 horas por dia, para casos de urgência, ou seja, quando o paciente apresentar queixa de dor forte e ininterrupta, ou a Unidade de Saúde não dispor de dentista ou, ainda, no caso da necessidade surgir fora do horário de atendimento habitual nas UBSs.

Texto: Daniele Mendes de Melo / Fotos: CEO/Coordenação Saúde Bucal/Divulgação