Centro de Controle de Zoonoses tem intensa atuação na educação em saúde
01/04/2019
Fotos: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)/Divulgação

Nesta sexta-feira (29 de março), profissionais do Centro de Controle estão no Posto Ampessan em conscientização de caminhoneiros

Um dos serviços da Secretaria Municipal da Saúde, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) desenvolve atividades de conscientização o ano inteiro. Nesta sexta-feira (29 de março), profissionais do Centro de Controle estão no Posto Ampessan, às margens da BR-116, Cidade Alta, em participação ao evento Saúde na Estrada, da Rodo Rede Ipiranga, com exposição de animais peçonhentos, orientação e distribuição de folders sobre prevenção de zoonoses, aos motoristas que passam pela rodovia e a outros profissionais da estrada. Participaram também os profissionais de imunização por vacinas.

Faz parte do trabalho, ainda, palestras de prevenção a zoonoses no interior, prestadas em todas as escolas itinerantes mantidas pela Prefeitura de Lages, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). A gerente do CCZ, Maricéia Coelho Bronner, enfatiza que a agenda de atividades durante o ano de 2019 está sendo elaborada.

Recentemente, ao longo da Semana da Água, de 18 a 23 de março, a unidade de vigilância em zoonoses participou de uma palestra sobre teníase e cisticercose, ministrada pelo médico veterinário Mayckon Antonio Cardoso Padilha. Além disto, foi proferida uma explanação pelo biólogo Marcio Rodrigues da Silva, a alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, no bairro Habitação, em relação ao Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), enfatizando o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre amarela urbana, zika vírus e febre chikungunya.

Texto: Daniele Mendes de Melo