Envelhecimento Ativo e Saudável: Triunfo e Desafio
08/04/2019

Os desafios de uma população em processo de envelhecimento são globais, nacionais e locais. Para a OMS “O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um dos nossos grandes desafios. À medida que um indivíduo envelhece, sua qualidade de vida é fortemente determinada por sua habilidade de manter autonomia e independência.

Conforme os indivíduos envelhecem, as doenças não-transmissíveis (DNTs) transformam-se nas principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade em todas as regiões do mundo.

As famílias e os indivíduos precisam planejar e se preparar para o Envelhecimento Ativo e Saudável, e precisam se esforçar pessoalmente para adotar uma postura de práticas saudáveis em todas as fases da vida.

Com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, observou-se uma maior incidência e prevalência de certas doenças, particularmente as doenças cardiovasculares.

Neste sentido, a Coordenadora do Programa Saúde do Idoso/Hiperdia da SMS – Franciele Spolti Lorenzetti Miguel, realizou nos dias 01 e 03 de abril, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), uma roda de conversa com os idosos sobre HIPERTENSÃO ARTERIAL,

No dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença grave que pode comprometer o organismo e levar a morte, caso não seja adequadamente tratada, relata Franciele.

A coordenadora ressalta os dados estatísticos sobre a doença: “Acredita-se que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos, destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira e é a principal causa de morte no Brasil. A Hipertensão Arterial é um problema de saúde pública que atinge homens e mulheres no mundo todo. Só no Brasil, um em cada cinco indivíduos sofrem da doença.

A coordenadora lembra ainda, “muitas complicações podem ser evitadas com diagnóstico precoce, adesão ao tratamento, mudanças no estilo de vida, hábitos alimentares saudáveis, atividade física e bom controle da pressão arterial”.

Texto: Secretaria Municipal da Saúde de Lages