Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde.
A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde da nossa cidade.
Para fornecer uma definição mais aprofundada, podemos afirmar que os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter deliberativo e permanente, formados por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários. No Conselho, a representação dos usuários acontece de maneira paritária em relação aos outros membros (ou seja, os usuários têm direito à metade dos representantes).
Convém lembrar, ainda, que a organização dos Conselhos de Saúde não se dá apenas no Plano Municipal, mas também nas demais esferas de governo: assim como os Conselhos Municipais, há também os Estaduais e enfim o Conselho Nacional da Saúde (CNS), um conhecimento fundamental para todos nós usuários do SUS.
Neste contexto, é importante ressaltar que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão extremamente importante e de ligação direta com o SUS , brevemente escolheremos aqueles que diretamente serão a nossa “voz” nas decisões: a Diretoria do Conselho Municipal de Saúde - biênio: 2019/2021.
Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde
A Mesa Diretora do CMS, eleita pelo Plenário, é composta pelo Presidente, Vice - Presidente, Secretário e Tesoureiro.
Cabe à Mesa Diretora, a responsabilidade por toda a condução dos processos administrativos e políticos a serem Deliberados pelo Pleno. Outra competência da Mesa do CMS, que trabalha de forma colegiada, é promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, em nome do Conselho, para garantir a intersetorialidade do Controle Social.
É a Mesa Diretora que seleciona temas para a composição da pauta das reuniões ordinárias e extraordinárias do CMS, observando sempre critérios de pertinência, relevância e precedência.
Neste biênio, temos 02 (duas) inscrições de Chapa para a Diretoria do nosso Conselho:
Chapa 01
Presidente: Célio Rogério Ramos Filho;
Vice - Presidente: Wilson Urbano;
Secretário: Regina de Souza Oliveira Martins;
Tesoureiro: Elisa Maria Rodriguez Pazinatto.
LEMA DE CAMPANHA:
“... Apesar dos constantes dilemas, a área da saúde mostra com os conselhos municipais uma experiência muito bem sucedida, no exercício do controle social. Por isso, nós da chapa 01 queremos manter o fôlego com o nosso conselho, nós vamos incansavelmente continuar lutando pelo fortalecimento do sus, dando subsídios para uma realidade melhor, mais saudável, para todos nós...”
Chapa 02
Presidente: Antônio Carlos Costa;
Vice - Presidente: Haroldo Alves de Lima;
Secretário: Vanilda Antunes Correa;
Tesoureiro: Éder Alexandre Gonçalves.
LEMA DE CAMPANHA:
“... O segredo do sucesso é não ter medo de fracassar...”