Conselho Municipal de Saúde: no que consiste e qual é a sua importância na Gestão da Saúde?
31/05/2019
Divulgação

Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde.

A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque garante esta inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde da nossa cidade.

Para fornecer uma definição mais aprofundada, podemos afirmar que os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter deliberativo e permanente, formados por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e também usuários. No Conselho, a representação dos usuários acontece de maneira paritária em relação aos outros membros (ou seja, os usuários têm direito à metade dos representantes).

Convém lembrar, ainda, que a organização dos Conselhos de Saúde não se dá apenas no Plano Municipal, mas também nas demais esferas de governo: assim como os Conselhos Municipais, há também os Estaduais e enfim o Conselho Nacional da Saúde (CNS), um conhecimento fundamental para todos nós usuários do SUS.

Neste contexto, é importante ressaltar que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão extremamente importante e de ligação direta com o SUS , brevemente escolheremos aqueles que diretamente serão a nossa “voz” nas decisões:  a Diretoria do Conselho Municipal de Saúde - biênio: 2019/2021.

Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde

A Mesa Diretora do CMS, eleita pelo Plenário, é composta pelo Presidente, Vice - Presidente, Secretário e Tesoureiro.

Cabe à Mesa Diretora, a responsabilidade por toda a condução dos processos administrativos e políticos a serem Deliberados pelo Pleno. Outra competência da Mesa do CMS, que trabalha de forma colegiada, é promover articulações políticas com órgãos e instituições, internos e externos, em nome do Conselho, para garantir a intersetorialidade do Controle Social.

É a Mesa Diretora que seleciona temas para a composição da pauta das reuniões ordinárias e extraordinárias do CMS, observando sempre critérios de pertinência, relevância e precedência.

Neste biênio, temos 02 (duas) inscrições de Chapa para a Diretoria do nosso Conselho:

Chapa 01

Presidente:  Célio Rogério Ramos Filho;

Vice - Presidente:  Wilson Urbano;

Secretário:  Regina de Souza Oliveira Martins;

Tesoureiro:  Elisa Maria Rodriguez Pazinatto.

LEMA DE CAMPANHA:

“... Apesar dos constantes dilemas, a área da saúde mostra com os conselhos municipais uma experiência muito bem sucedida, no exercício do controle social. Por isso, nós da chapa 01 queremos manter o fôlego com o nosso conselho, nós vamos incansavelmente continuar lutando pelo fortalecimento do sus, dando subsídios para uma realidade melhor, mais saudável, para todos nós...”

Chapa 02

Presidente:  Antônio Carlos Costa;

Vice - Presidente:  Haroldo Alves de Lima;

Secretário:  Vanilda Antunes Correa;

Tesoureiro:  Éder Alexandre Gonçalves.

LEMA DE CAMPANHA:

“... O segredo do sucesso é não ter medo de fracassar...”