Círculos de Acolhimento e Humanização
05/12/2019
Fonte: NEPHS - SMS

Nos dias 08 e 22 de Novembro de 2019, o Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde – NEPHS – SMS Lages, realizou junto aos profissionais da Central de Atendimento da SMS, a execução do  projeto CÍRCULOS DE ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO. O projeto propõe uma reflexão sobre o processo de trabalho, por meio dos Círculos de Educação Permanente,  possibilitando o fortalecimento do trabalho em equipe, buscando aprimorar as habilidades de comunicação, empatia, vínculo e protagonismo.

“O projeto de acolhimento é uma atividade desenvolvida pelo Nephs que proporciona reflexão do processo de trabalho, desconstrução de alguns pré conceitos e a possibilidade de, em equipe, interagir e construir novos paradigmas que facilitem o cotidiano do serviço, e penso que o mais importante é que essa atividade é desenvolvida e praticada por colaboradores para colaboradores. Ótimo trabalho”, enfatiza a Secretária da Municipal da Saúde, Odila Maria Waldrich, a qual se fez presente no evento.

A Educação Permanente em Saúde está centrada na valorização do trabalho como fonte de conhecimento, na articulação com a atenção à saúde, no enfoque multiprofissional e interdisciplinar, com estratégias de ensino contextualizadas, participativas e orientadas para a transformação das práticas profissionais.

Para os membros do NEPHS, “este projeto oportunizou espaços de conhecimento e orientação aos profissionais, sobre acolhimento e atendimento humanizado, resgatando assim a autoestima e melhora no processo de trabalho. Favorecendo ainda, a redução das falhas de comunicação entre profissionais-profissionais e profissionais-usuários, além da efetivação da Educação Permanente como ferramenta no cotidiano do processo de trabalho.