Prefeitura de Lages disponibiliza dois novos prestadores de serviço para exames de mamografia
06/12/2019
Legenda: Lages se tornou referência, pois a paciente é encaminhada, na maioria das vezes, em um prazo de até 15 dias para o tratamento / Foto: Arquivo / Credito:

Além do atual convênio com o Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos estão sendo disponibilizadas no sistema de regulação (Sisreg) mais duas clínicas credenciadas para atender a demanda
Ari Junior

Lages é referência nacional, através do serviço público de saúde, em atendimento e agilidade no diagnóstico de câncer de mama. O pleno andamento dos trabalhos depende do comprometimento da equipe técnica e equipamentos modernos em funcionamento, e à disposição de médicos e pacientes para que o diagnóstico preciso seja obtido o mais rápido possível.

Neste sentido a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Saúde, informa que o serviço de mamografia conta com dois novos prestadores para atender a demanda. Além do atual convênio com o Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos está sendo disponibilizada no sistema de regulação (Sisreg) as clínicas credenciadas, Diagmed e CliniRad.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Odila Waldrich, a forma de agendamento continua a mesma, ou seja, como o serviço não apresenta fila de espera as Unidades Básicas de Saúde (UBS) podem agendar e autorizar com o prestador de serviço de forma direta, sem passar pelo sistema de regulação, a chamada “vaga em tela”.  “A porta de entrada para todas as mulheres que buscam a prevenção é a Unidade Básica de Saúde nos bairros. Lá são realizadas as consultas e, a partir da detecção de nódulos ou qualquer suspeita de câncer de mama ou colo do útero, a paciente é encaminhada para o Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher, que é um serviço especializado da Secretaria da Saúde”, explica a secretária.

O prefeito Antonio Ceron lembra que, infelizmente, em muitos municípios do país o diagnóstico para o câncer de mama pode demorar de 90 até 200 dias. “Lages se tornou referência, pois a paciente é encaminhada, na maioria das vezes, em um prazo de até 15 dias para o tratamento. Com esta agilidade aumentamos consideravelmente as chances de cura”, conclui.

Foto: Arquivo