Lages está sem caso confirmado de coronavírus e não há nenhum caso suspeito
16/03/2020
Legenda: / Credito:

O Estado de Santa Catarina registra, neste sábado, cinco casos confirmados: Dois em Florianópolis, um em Joinville e dois em Rancho Queimado
Daniele Mendes de Melo

No final da tarde deste sábado (14 de março), o Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, emitiu o segundo boletim depois da criação do referido órgão de implantação em caráter extremo. Os levantamentos de dados mostram que o município de Lages não apresenta nenhum caso confirmado e nenhum caso sob suspeita da infecção.

Permanecem em isolamento domiciliar seis pessoas, conforme divulgado no final da tarde de sexta-feira (13 de março). Todas elas não apresentam sintomas característicos do coronavírus, contudo, cumprem quarentena de 14 dias (tempo de incubação do vírus).

Neste período não houve procura de pessoas suspeitas para coronavírus junto à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Maria Gorete dos Santos. Os contatos telefônicos que existiram para esta Unidade, relacionados ao coronavírus, se direcionaram somente ao esclarecimento de dúvidas com técnicos de enfermagem e enfermeiros.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina registra, neste sábado, cinco casos confirmados: Dois em Florianópolis, um em Joinville (Norte) e dois em Rancho Queimado (região da Grande Florianópolis). Dados atualizados neste dia 14 de março, às 10h30min. Em nível de Brasil, o Ministério da Saúde (MS) aponta 121 casos confirmados, de acordo com atualização neste sábado, às 16h25min. A população deve ter cautela com as informações recebidas sobre suspeitas e confirmações, principalmente nas redes sociais, devendo checar as fontes oficiais e evitar acessar e disseminar as notícias falsas, as populares fake news.

As pessoas que eventualmente apresentarem sintomas que podem estar ligados à doença, no final de semana, devem se isolar em casa e relatar a situação imediatamente à UPA 24 horas, preferencialmente por telefone, a fim de evitar contato com mais pessoas. Assim, os profissionais da Secretaria da Saúde serão acionados para tomar as providências mais adequadas. Os números da UPA são (49) 3251-7601 e 3251-7602.

Desde sexta-feira até domingo (13 a 15 de março), profissionais da Secretaria da Saúde e da Defesa Civil visitam locais com grande aglomeração de público em eventos como festas e formaturas, principalmente os populares “bailinhos” da terceira idade, com participação de idosos, componentes do grupo de vulnerabilidade, bem como percorrem bares, lanchonetes e boates. As visitas têm a finalidade de prestar orientações à comunidade e alertar sobre os cuidados pessoais de lavar sempre bem as mãos e utilizar álcool gel 70% para desinfecção. Os hábitos de prevenção devem se estender também às casas asilares, que recebem visitas permanentes e onde a movimentação é intensa.

As formas de transmissão do vírus são pelo ar, por contato, (aperto de mão, beijo e abraço) e superfícies não higienizadas. Os ambientes devem estar bem ventilados.

Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Outros são dor no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta e diarreia. Sobre a dificuldade para respirar, 15% dos pacientes apresentam este sintoma. E atenção: A doença pode ser assintomática. Entretanto, a comunidade tem de estar prudente, e a qualquer sinal de anormalidade, comunicar o serviço de Saúde.

Na tarde de sexta-feira (13), o prefeito Antonio Ceron enviou ofício ao governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, solicitando a abertura imediata de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e leitos cínicos no Hospital Tereza Ramos. O Gabinete Emergencial foi instituído pelo Decreto Municipal nº: 17.896 e assinado pelo prefeito Antonio Ceron.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Arte: Carlos Alberto Arruda Junior