Por telefone se permite agilidade em ouvir, interpretar e dar um norteio ao cidadão sem submetê-lo ao risco de uma eventual contaminação devido à aglomeração de pessoas, e facilitando o seu discernimento do que é verdade e o que é fake news
Daniele Mendes de Melo
Humanamente é quase impossível atender tanta gente em um curto espaço de tempo. Matematicamente é possível fazer mais, e melhor. Até então, o ápice de contatos com a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Maria Gorete dos Santos aconteceu durante este dia 18 de março (quarta-feira), com 2.198 telefonemas e, se antecipando para uma possível elevação da procura, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Saúde, expandiu o número de trabalhadores nesta linha de frente no combate ao novo coronavírus, causador da Covid-19. As 2.198 ligações significam 1,5 ligação por minuto durante as 24 horas do dia, levando em consideração que um dia inteiro possui 1.440 minutos.
O serviço de amparo ao cidadão por telefone, oferecido pela UPA no propósito de conter a aproximação física e, simultaneamente, proporcionar maior comodidade às pessoas, aumentou de 14 para 40 a sua capacidade humana de suporte, 26 servidores a mais envolvidos diretamente no processo das ligações, em escalas de seis horas cumpridas por 11 pessoas, sendo que uma delas está na função de registros. Um alto volume com assistência 24 horas por dia, sete dias por semana.
São profissionais do quadro municipal, principalmente da Secretaria da Saúde, além de outros setores da prefeitura que se disponibilizaram para esta atividade, como Assistência Social e Habitação e Defesa Civil. Parte desta equipe esteve em capacitação na manhã desta quinta-feira (19 de março) sobre assuntos de classificação de risco, fluxo e filtro da Covid-19, e a primeira parte foi treinada nesta quarta.
O trabalho iniciará imediatamente, na tarde desta quinta, a partir das 14h. “A quantidade de atendentes não foi suficiente na quarta-feira, pois existem casos de pessoas que precisam de mais tempo na linha para esclarecer suas dúvidas. Têm atendimentos que são resolvidos em dois, três minutos, e há outros que necessitam de mais de 20 minutos. Paralelamente ao repasse das informações técnicas, os servidores oferecem apoio emocional em diversos casos, pois há pessoas nervosas; assustadas; inseguras, e receptoras de correntes com dados, áudios e prints manipulados e inverídicos. Tranquilizar a comunidade também está na lista das nossas funções”, reitera o diretor de Gestão da Informação da Secretaria da Saúde, Claiton Camargo de Souza.
Os cidadãos devem se manter informados através de fontes oficiais, como a prefeitura de Lages e a Polícia Militar (PM). Os telefones da UPA, de funcionamento ininterrupto, são 3251-7601 e 3251-7602.
Dados atualizados no final da manhã de 19 de março
Informações da mais recente atualização do Ministério da Saúde (MS) registram que no Brasil são 11.278 casos suspeitos (83,23% do total de pessoas relacionadas ao coronavírus); 428 confirmados (3,16%); 1.841 descartados (13,59%), e quatro óbitos (0,03%). Em Santa Catarina são 346 suspeitos (78,50%); dez confirmados (2,55%); 47 descartados (19,50%) e nenhum óbito. Em Lages são oito suspeitos, nenhum confirmado, um caso descartado e nenhum óbito.