A instalação do Gabinete Emergencial de Acompanhamento e Prevenção ao Covid-19 e decretos municipais e estaduais foram imprescindíveis no combate ao vírus
Aline Tives
Nunca se teve tanta expectativa em uma comunidade quanto a de saber a situação sobre a pandemia do coronavírus em sua região. O vírus causador da nova doença, Covid-19, que se espalha em grande escala pelo mundo e chegou de forma ameaçadora ao Brasil colocou todas as lideranças no combate coletivo. O Estado de Santa Catarina sai à frente em muitas ações restritivas e Lages mantém seus números praticamente congelados nesta quinta-feira (19 de março).
A instalação do Gabinete Emergencial de Acompanhamento e Prevenção ao Covid-19 e decretos municipais assinados pelo prefeito Antonio Ceron também foram imprescindíveis para o planejamento de estagnação e disseminação do vírus no município. “Todas as nossas forças estão voltadas para este combate. Lages luta contra o coronavírus e contamos com o apoio de diversas entidades, principalmente da população que precisa entender a importância do isolamento social neste momento. Aguardamos os resultados dos exames, com consciência de que tudo pode mudar a qualquer momento”, argumenta o prefeito.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, com dados atualizados no final desta tarde, existem oito casos suspeitos em investigação, os mesmos apresentados nesta quarta-feira (18 de março). “Todas as amostras de secreções foram encaminhadas ao laboratório central de Florianópolis. Duas delas foram coletadas nesta manhã, e aguardamos o resultado dos exames, que normalmente demora até 72h ou mais para ficar pronto, dependendo da demanda”, esclarece a diretora de Atenção Básica, Francine Formiga.
O primeiro caso, de uma jovem de 28 anos que veio de Milão, na Itália, já foi descartado há alguns dias. Muitas pessoas que voltaram do exterior, mesmo sem sintomas, foram orientadas pela Vigilância Epidemiológica a permanecer em quarentena até que fosse descartada a possibilidade de ter contraído o vírus.
A Central telefônica da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Maria Gorete dos Santos ampliou seus ramais, dando mais agilidade e melhor atendimento às milhares de ligações diárias, com dúvidas sobre o coronavírus em Lages. Os telefones da unidade, em funcionamento ininterrupto são: 3251-7601 e 3251-7602.
Texto: Aline Tives
Arte: Carlos Alberto Arruda Júnior