O recolhimento de resíduos tradicional e seletivo não vai parar na cidade
Daniele Mendes de Melo
Em contato com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) nesta quinta-feira (19 de março), a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) dialogou com a presidência da entidade para que as atividades de coleta seletiva não permaneçam cessadas nas avenidas e ruas da cidade em consequência da paralisação dos serviços no barracão, situado no bairro São Miguel, onde poderá ser feito um plantão com número diminuído de pessoal para descarregamento, separação e comercialização dos materiais recicláveis recolhidos em praticamente todas as regiões urbanas do município de Lages, como papel, plástico e metal. Assim, homens e mulheres poderão trabalhar com mais segurança, em menor quantidade de pessoas, evitando aglomerações, condição ideal para a proliferação do coronavírus, causador da doença Covid-19. E para diminuir os impactos na renda familiar. A nova definição abrange também a área ambiental, pois os materiais não estarão acumulados em frente às residências e estabelecimentos comerciais e evita-se o depósito em locais irregulares e ao ar livre, a exemplo de terrenos baldios, ato que configura crime contra o meio ambiente. Em reunião anterior com os mais de 30 cooperados, a presidência, com aval destes parceiros atrelados, havia resolvido suspender as atividades por sete dias no barracão a partir desta quarta-feira, em razão da vulnerabilidade de tantas pessoas juntas e do risco de propagação se houvesse casos.
Normalmente e diariamente é feita a coleta seletiva de materiais recicláveis por caminhões via contrato firmado entre a Cooperlages e a prefeitura, através da Semasa, que custeia o contrato por intermédio da taxa de coleta de lixo paga pelos cidadãos. A Cooperativa tem a responsabilidade sobre os veículos e pelo transporte e destinação final dos materiais. A coleta seletiva é diária (de segunda-feira a sábado) no Centro, no período noturno, e em cada uma das cinco regiões de bairros é feita uma vez por semana conforme programação já estabelecida.
A coleta de lixo geral convencional, feita seis vezes por semana no centro da cidade (segunda a sábado) e três vezes por semana pela empresa terceirizada, Serrana Engenharia, até o aterro sanitário à margem da rodovia BR-282, distrito Índios, também permanece em frequência normal. Os roteiros de ambos os tipos de recolhimento de resíduos podem ser consultados na Galeria de Imagens.
Limpeza nas vias da cidade
A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente tem as tarefas diárias de limpeza e varrição de espaços públicos, entre outras atribuições. Com este período delicado de isolamento social coletivo por no mínimo sete dias, partindo desta quinta-feira (19), os trabalhos acontecem com número reduzido de servidores e em caráter emergencial e de plantão. Os cidadãos que necessitarem entrar em contato para solucionar determinado impasse, deverão acessar a fanpage no Facebook (www.facebook.com/secservicospublicosemeioambiente) ou telefonar para o serviço competente:
Limpeza pública - 98404-8109
Iluminação pública - 0800 648 0201
Fiscalização - 99912-9181
Proteção Animal - 98422-3283
Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera - 99956-7449
Cemitérios Crus das Almas e Nossa Senhora da Penha - 98405-9348
Emergencial - 98413-5266
Texto: Daniele Mendes de Melo
Imagens cronogramas coleta tradicional e coleta seletiva: Divulgação
Arte combate ao coronavírus: Carlos Alberto Arruda Junior