Coronavírus: Secretaria Municipal de Saúde acompanha dez casos suspeitos da Covid-19 em Lages
23/03/2020
Legenda: Arte: Carlos Alberto Arruda Junior / Credito:

Ari Junior

Os dados atualizados pelo Gabinete Emergencial de Acompanhamento e Prevenção da Covid-19 em Lages, na noite desta sexta-feira (20 de março) apontam dez casos suspeitos que estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e aguardam os resultados dos exames do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC), em Florianópolis. Um caso para o novo Coronavírus já foi descartado na cidade.

Os últimos dois casos suspeitos (dos dez) foram anunciados nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde.  Um deles é de uma pessoa que estava em viagem pelo Caribe. O outro suspeito é uma pessoa que teve contato recente com um paciente positivado em outro município.

Nesta sexta-feira o prefeito Antonio Ceron decretou situação de Emergência em Lages. A ação define medidas para prevenção e enfrentamento à Covid-19, em complementação às atividades definidas no Decreto Estadual número 515, do dia 17 de março.

Outro decreto assinado pelo chefe do Poder Executivo nesta sexta é com relação aos mercados, supermercados, atacadistas e congêneres da cidade que deverão funcionar no máximo até as 13h no domingo, 22 de março. O decreto 17.907 recomenda ainda a estes estabelecimentos que forneçam aos colaboradores materiais para a prevenção ao Coronavírus, como luvas, máscaras, álcool em gel e outros equipamentos que entenderem necessários.

A Central telefônica da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Maria Gorete dos Santos ampliou seus ramais, dando mais agilidade e melhor atendimento às milhares de ligações diárias, com dúvidas sobre o Coronavírus em Lages. Os telefones da unidade, em funcionamento ininterrupto são: 3251-7601 e 3251-7602.

Arte: Carlos Alberto Arruda Junior