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Secretária pede confiança e tempo para melhorar os serviços de saúde em Lages
24/01/2017
Foto: Greik Pacheco

O objetivo é dar uma resposta aos serviços da saúde à  população o mais rápido possível

Nas três primeiras semanas de trabalho, o diagnóstico da Secretaria da Saúde de Lages é que os problemas são inúmeros. Porém, a secretária Odila Waldrich, afirma que todo o esforço está sendo feito para por a casa em ordem, e ajustar as mais diversas questões nos próximos meses. No entanto, inicialmente, algumas atitudes emergenciais estão sendo tomadas, como a compra de medicação e a abertura de licitações. Além disso, os médicos concursados e enfermeiras, entre outros colaboradores, estão sendo chamados seguindo o Termo de Ajuste de Conduta. "As visitas nas UBS pelo próprio prefeito Antonio Ceron têm sido proveitosas e imediatamente são encaminhados os estudos de viabilidade para a melhoria das Unidades, uma vez que cada uma delas tem problemas diferentes" reitera a Secretária.

O entendimento do Prefeito é de que é necessária uma resposta à população, e exemplificou a questão dos exames de alto custo. Cerca de 14 mil pessoas estão na fila de espera por um especialista. Os contatos e as negociações com os profissionais, que são os fornecedores de serviço, estão acontecendo uma vez que os custos são absorvidos especificamente pela Prefeitura. Depois de tudo acertado a ideia é organizar um grande mutirão. "A população cobra com razão, mas também é preciso que conheça a situação e nos dê um tempo para que possamos ir reformulando os serviços", lembrou.

Os diagnósticos mostram com clareza a situação das UBS. Em algumas além da falta de estrutura física, estão sem coordenação, sem enfermeiras e sem médicos. De acordo com a Secretária, é preciso um fôlego neste início de gestão para reorganizar o sistema, atém mesmo para a mudança de cultura e por um fimnas filas, a partir de uma nova readequação das quotas,e ainda fazer com que os pacientes se ajustem ao atendimento durante todo o dia. A redução do tempo para a realização de exames também está se ajustando. Porém, serão mantidos os cuidados com a classificação de risco, visandoa atender adequadamente todos os pacientes.

A secretaria Odila Waldrich, também estimula para que as pessoas reclamem, exatamente para ela saber com precisão onde acontecem os problemas. Sugere, no entanto, que o façam as notificações por escrito diretamente ao serviço de ouvidoria que funciona junto à Secretaria da Saúde, e a verificação acontecer in loco e ouvindo os dois lados. "Há um alto índice de insatisfação dos servidores da saúde, e precisamos resgatar a autoestima deles, a começar pelos projetos de capacitação", concluiu a secretária Odila.

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