Secretaria Municipal da Saúde recebe 6,4 mil doses de vacina para iniciar segunda etapa de imunização contra a gripe
16/04/2020
Legenda: / Credito:

Os portadores de doenças crônicas (e outros casos especiais), deverão apresentar atestado médico ou receitas de uso de medicamentos contínuos, para comprovar suas condições de enquadramento no grupo prioritário de vacinação. E todas as pessoas que serão vacinadas devem apresentar o cartão SUS
Iran Rosa de Moraes

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), antecipada em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, inicia-se nesta quinta-feira (16 de abril) em Lages. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a vacinação ocorrerá das 7 às 19 horas e na Central de Vacinas, no Centro da cidade, ocorre em horário comercial: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda-feira a sexta-feira, durante o período determinado.

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu um lote de 6.400 doses de vacinas, que chegou nesta quarta-feira (15) na cidade. E o público estimado para ser vacinado nesta nova etapa da campanha de imunização é de mais de 20 mil pessoas, segundo informa a coordenadora de imunização, Juliana Barbosa Vieira.

Nesta segunda etapa que se estenderá até o dia 8 de maio, serão vacinados profissionais que atuam em áreas da segurança pública e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e portuários.

Juliana Vieira alerta para o caso dos portadores de doenças crônicas (e outros casos especiais), os quais deverão apresentar atestado médico ou receitas de uso de medicamentos contínuos para comprovar suas condições de enquadramento neste grupo prioritário de vacinação. E todas as pessoas que serão vacinadas devem apresentar o cartão SUS, obrigatoriamente, para efeito de comprovação da quantidade de público atendido e qual a demanda de vacinas necessária em campanhas posteriores.

“Antes da inclusão dos caminhoneiros, neste grupo de vacinação, o público estimado era de cerca de 20 mil pessoas, mas agora, evidentemente, este número será bem maior. Estamos aguardando informações precisas do SEST-SENAT”, informa a coordenadora do setor de Imunização da Secretaria da Saúde.

Confira abaixo qual o público determinado para receber a vacina contra a gripe, na terceira e última etapa da campanha de vacinação.

Terceira etapa, a partir de 09 de maio –

Professores de escolas públicas e privadas

Crianças de 6 meses a menos de 6 anos de idade

Gestantes