Conselho Municipal de Saúde realiza a primeira reunião virtual de sua história
04/05/2020
Legenda: Imagem: Divulgação / Credito:

Admin

Na noite de quarta-feira (29 de abril), os conselheiros municipais de Saúde viveram uma experiência inédita. Pela primeira vez na história, este colegiado realizou uma reunião virtual através de videoconferência.

Na ocasião, os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram uma Assembleia Extraordinária prevista no Estatuto e serviu para a análise e votação das contas do 3º quadrimestre de 2019 (setembro a dezembro) e de todo o exercício 2019 da Secretaria Municipal de Saúde. Tais matérias foram apresentadas pela contadora municipal, Daniele G. dos Reis Scolaro, em conjunto ao secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza. “Este momento que o mundo atravessa é uma situação ímpar. E invariavelmente conosco não poderia ser diferente. Pela primeira vez, nós (CMS) realizamos uma sessão de forma virtual. Afinal, como a saúde pública municipal não pode parar, o nosso Conselho também não deve paralisar, por isso, a nossa diretoria acabou por decidir em fazer essa reunião”, explica o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Carlos Costa (Tita), que comandou a reunião com o auxílio do secretário municipal de Saúde, Claiton Camargo de Souza. “É isso que devemos e podemos fazer agora, transferir a sala de reuniões para a realidade virtual. O que não podemos é deixar o controle social longe das principais decisões do Poder Público, pois é a participação efetiva da população”, complementa Tita. A secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Silviane Lima, argumentou que ao secretariar este marco na história do Conselho, pôde claramente perceber, mais uma vez, que mesmo com a pandemia do novo coronavírus, gerador da doença Covid-19, ou se vivenciado um dia trivialmente comum, sempre haverá em Lages o sentimento de “vontade de lutar pelo desenvolvimento e ampliação do Sistema Único de Saúde, o SUS”.