Notícias
Unidade de Saúde do Vila Mariza conta apenas com um médico de produção
26/01/2017
Fotos: Greik Pacheco

A área de abrangência compreende os bairros Vila Mariza, Jardim Panorâmico, Bates e Chapada

   A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Mariza foi visitada na manhã desta quinta-feira (26) pelo prefeito Antonio Ceron e pela secretária municipal da Saúde, Odila Waldrich. Na oportunidade o prefeito ouviu os anseios da comunidade e os relatos da equipe técnica que atende no local.

   O atendimento médico na Unidade é feito apenas por um profissional de produção com o agendamento de consultas. Outro problema é com relação o grande número de pessoas na fila de espera para as consultas com médicos especialistas. “Estou há dois anos na fila aguardando uma consulta com um oftalmologista”, disse Jane Helena Prado Coelho, moradora do bairro Jardim Panorâmico.

   A secretária Odila Waldrich explicou diretamente para a comunidade que com relação a falta de profissionais a Secretaria de Saúde já está trabalhando no processo de chamada dos aprovados no último concurso público. “Temos conhecimento também desta alta demanda para as consultas com os especialistas. Isto também já está sendo tratado com os demais órgãos de responsabilidade como: União e Estado”.

   Segundo informações dos próprios profissionais da Unidade de Saúde nos últimos quatro anos nem o chefe do poder executivo e muito menos a equipe gestora da Secretaria da Saúde visitaram o local para saber das reais necessidades. “Nesta Unidade infelizmente foram perdidos os recursos federais para a ampliação da estrutura junto ao Ministério da Saúde”, salientou a secretária Odila.

   O prefeito Antonio Ceron informou também que autorizou na última quarta-feira (25) o lançamento de uma licitação no valor de mais de R$ 3 milhões para a compra de medicamentos. “Estou dizendo em todas as visitas nas Unidades de Saúde, temos que mostrar resultados para facilitar e melhorar a vida das pessoas”, enfatizou.

 

Questões administrativas

 

   Durante a visita à Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Mariza o prefeito Antonio Ceron informou que já está sendo resolvido outro impasse administrativo e financeiro. Trata-se de dívidas atrasadas com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Amures e com a própria Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

   Com relação aos pagamentos atrasados dos fornecedores da Prefeitura será feito um cronograma de acerto para regularização desta situação. “É importante deixar bem claro que a Prefeitura de Lages não teve queda de receita nos anos anteriores, pelo contrário teve incremento. Então, o que concluímos é que teve uma desorganização com os gastos públicos. É por isso que já determinei ao secretário de Administração e Fazenda, Antônio Arruda, que a partir de agora, qualquer compra do mês com os fornecedores seja efetuado o pagamento sempre até a metade do próximo mês”, salientou o prefeito.

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600
Todos os Direitos Reservados © 2022