A Secretaria da Saúde de Lages informa a previsão de chegada do material para 28 de maio, próxima quinta-feira, com início de testes para dia 1º de junho (segunda-feira). Os resultados parciais podem sair em 6, 13, 20 e 27 de junho, com resultado final previsto para 4 de julho
Daniele Mendes de Melo
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, elaborou o plano de testagem populacional e o plano de testagem de grupos específicos, ambos por amostragem. Os objetivos são identificar possíveis casos positivos para Covid-19 em amostragem da população lageana e de grupos específicos, gerando valor estatístico para análise do cenário da pandemia no território, e subsidiar as tomadas de decisões no combate ao novo Coronavírus.
A metodologia está fundamentada em realizar dois mil testes rápidos IgG-IgM durante o período de cinco semanas, sendo 400 por semana, com intuito de identificar possíveis casos positivos para a Covid-19 em usuários não submetidos à testagem nos protocolos federais seguidos até o momento. A cada uma das cinco semanas serão realizados 400 testes, portanto, distribuídos 200 para o grupo 01 e 200 para o grupo 02, definidos pela estratégia.
O teste consiste em o profissional de saúde furar o dedo do paciente e coletar uma gota de sangue. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explica que o IgM e o IgG são os resultados dos exames, as defesas (anticorpos) do organismo a um agente externo, como o vírus que provoca a Covid-19.
O valor unitário dos testes será de R$ 109, total investido de R$ 218 mil na modalidade de dispensa de licitação pelo motivo de tempo-resposta para execução da metodologia para validar o modelo matemático-estatístico. Os resultados dos grupos irão permitir estabelecer uma razão estatística para organizar um índice de “subnotificação” em Lages, possibilitando a projeção de casos confirmados, incluindo a análise dos grupos de maior exposição e contágio entre os testados. “A Secretaria da Saúde se reúne permanentemente para ajustar, criar e sistematizar procedimentos em favor da população nesta pandemia do novo Coronavírus, que tanto prejudicou a vida dos brasileiros e de pessoas que vivem em centenas de outros países. A prefeitura do município lançou a mobilização ‘Lages contra o Coronavírus’ e chama a atenção da comunidade para se manter os cuidados diariamente, não podemos flexibilizar ou relaxar as precauções, como o uso de máscara e álcool gel. A projeção é de que os 400 testes possam nos dar uma panorama maior da situação e vamos nos reunir em uma corrente de pensamentos otimistas e solidariedade para que esta onda passe e possamos contabilizar os prejuízos e planejar novos rumos na rotina da cidade”, espera o prefeito Antonio Ceron.
Conforme a metodologia houve a divisão em dois grupos:
- Grupo 01 (200 testes):
- Casos monitorados
- Familiares de confirmados
- Colegas de trabalho de confirmados
- Grupo 02 (200 testes):
- Usuários imunodeprimidos (Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA)
- Gestantes (Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher - Ceasm)
- Atendentes de serviços de saúde - clínicas e farmácias (Vigilância em Saúde)
- Servidores da Prefeitura de Lages com atendimento ao público (Secretaria da Administração)
- Trabalhadores do sistema funerário (Vigilância em Saúde)
- Garis e recicladores (Vigilância em Saúde)
- Comércio em geral (Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL)
- Supermercados e estabelecimentos alimentícios (Vigilância em Saúde)
- Pacientes do Hospital de Triagem
Cronograma
A Secretaria da Saúde de Lages informa a previsão de chegada do material para 28 de maio, próxima quinta-feira, com início de testes para dia 1º de junho (segunda-feira). Os resultados parciais podem sair em 6, 13, 20 e 27 de junho, com resultado final previsto para 4 de julho.
Boletim semanal atualizado de Lages ao meio-dia desta sexta-feira (22 de maio)
- 62 casos confirmados (12 pessoas contraíram o vírus em outros países ou Estados do Brasil e 50 em Lages. Todas as pessoas estão recuperadas ou em recuperação domiciliar);
- 22 pessoas em isolamento domiciliar;
- sem internações;
-- 40 recuperados;
- sem óbitos;
- 13 casos suspeitos aguardando resultados (todos em isolamento domiciliar);
- 676 casos investigados (testados), lembrando que os 13 casos citados acima fazem parte desta estatística de 676;
- 161 casos monitorados (não testados);
- 601 casos negativados;
O portal www.lages.sc.gov.br/lages-contra-o-conovirus oferece informações completas sobre o vírus, notícias e o boletim de Lages atualizado. O acesso também pode ser pelo site oficial do Município (www.lages.sc.gov.br), clicando no banner à esquerda na home.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Imagens: Divulgação