Coronavírus: segunda fase do estudo EPICOVID19-BR, do Ministério da Saúde e UFPel, será realizada em Lages
03/06/2020
Legenda: Arte: Divulgação / Credito:

Os entrevistadores do Ibope Inteligência irão visitar residências e convidar os moradores a realizar testes rápidos para o novo Coronavírus. O resultado fica pronto em 15 minutos
Ari Junior

Está programada para os dias, 4, 5 e 6 de junho (quinta, sexta e sábado) a segunda fase da pesquisa intitulada “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, realizada pelo instituto Ibope Inteligência a partir de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Lages é uma das 133 cidades brasileiras contempladas com a pesquisa. O roteiro é de conhecimento da Secretaria Municipal da Saúde, mas não será divulgado para evitar eventuais golpes e preservar a identidade dos cidadãos que eventualmente tenham a doença confirmada. O estudo EPICOVID19-BR será realizado em três fases para conhecer a proporção de casos do novo Coronavírus na população.

O prefeito Antonio Ceron, lembra que na primeira fase, realizada na segunda quinzena do mês de maio, foram testadas 250 pessoas em Lages e nenhum caso positivo para a Covid-19 foi confirmado por este estudo.

Os entrevistadores do Ibope Inteligência irão visitar residências, nestes dias, e convidar os moradores a realizar testes rápidos para o novo Coronavírus. O resultado fica pronto em 15 minutos. “Os pesquisadores estarão devidamente identificados por meio de um crachá e o correto descarte dos materiais usados nos testes em recipientes específicos será realizado”, explica o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.