Abertura oficial do Mês do Meio Ambiente acontecerá nesta sexta-feira de forma online às 15h pela página da prefeitura de Lages, no Facebook
05/06/2020
Legenda: Artes: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação / Credito:

Está agendado para as 15h desta sexta-feira o início das atividades relacionadas ao mês de junho dedicado ao meio ambiente, em evento transmitido remotamente em razão do distanciamento social
Daniele Mendes de Melo

O novo Coronavírus (Covid-19) transformou a rotina pessoal, profissional e estudantil em todo o mundo. Por estratégia de respeitar o distanciamento social de prevenção à transmissão e expansão da doença, a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com aval de entidades parceiras, decidiu estabelecer uma rica programação para celebrar o Mês do Meio Ambiente digitalmente. O Mês do Meio Ambiente será aberto oficialmente nesta sexta-feira (5 de junho), às 15h, em live (transmissão ao vivo), na fanpage da prefeitura de Lages (www.facebook.com). O Dia Mundial do Meio Ambiente comemora-se em 5 de junho.

Ao longo de todo o mês de junho haverá intervenções nas redes sociais institucionais e dos parceiros, disponibilizando-se ao público várias atividades voltadas à sensibilização e à conservação ambiental.

Para sexta-feira (5 de junho), às 15h, está programada a abertura oficial do conjunto de eventos virtuais do Mês do Meio Ambiente, transmitida pela página da prefeitura de Lages no Facebook (facebook.com/prefeituradelages), com a presença do secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Fernando Amaral, e da gerente de Educação Ambiental, da Secretaria, Michelle Pelozato. A agenda completa do Mês do Meio Ambiente, contendo datas, horários e locais de acesso - links, está na Galeria de Imagens.

Transmissões ao vivo (lives), palestras, conferências, teatro, tudo estará nas páginas da Internet - nos canais da prefeitura de Lages, Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) e Centro de Educação Ambiental Ida Schmidt, além das redes sociais das entidades e projetos unidos ao Mês do Meio Ambiente. Na próxima segunda-feira (8 de junho), às 19h30min, será dada a largada das lives, iniciando com o assunto “Conhecendo mais o Parnamul”, o Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto.

Ao todo são 15 transmissões na agenda, entre os dias 5 e 30 de junho (com intercalações), em horários variados: 14h, 15h, 15h30min, 17h, 19h30min e 20h, com os seguintes tópicos: Abertura Oficial; Conhecendo mais o Parnamul; Arte e Sustentabilidade; Resíduos Sólidos; Segurança Alimentar e o Uso de Plantas Medicinais; Atividade Física no Parnamul; Agrotóxico e Risco Ambiental; Proteção Animal; Impacto do Descarte Inadequado de Resíduos Sólidos no Planalto Serrano; Comitê de Bacia Hidrográfica: O que é o que faz?; Tratamento de Água e Esgoto e sua Relação com a Covid-19; Avanços do Projeto Lixo Orgânico Zero; Consumo Consciente; Teatro de Fantoches: Um Mundo Abaixo de Nós, e Pastoral Ecológica: Interligando a Comunidade à Casa Comum.

O Mês do Meio Ambiente é realizado pela prefeitura de Lages/Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Secretaria da Educação, Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul) e Sala Verde do Parnamul, bem como a colaboração de diversos apoiadores (Projeto Lixo Orgânico Zero, Centro de Ciências Agroveterinárias, da Universidade do Estado de Santa Catarina - CAV/Udesc, Projeta Ambiental Jr, Comitê Canoas, Fórum Água e Saneamento, Pastoral Ecológica, Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac e B7 Films).

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais e para a relevância da preservação dos recursos naturais que até então eram considerados inesgotáveis por grande parcela da população mundial.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Artes: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação