Notícias
Coronavírus: Prefeitura de Lages aguarda resultados represados de quase 100 exames já feitos e em análise pelo Lacen, em Florianópolis
25/06/2020
Legenda: Fotos: Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC)/Divulgação / Credito:Daniele Mendes de Melo

Secretaria da Saúde, em hipótese alguma, abre mão de prestar as explicações e manter a comunidade informada

Até o início da noite desta quarta-feira (24 de junho), o município de Lages possuía 98 casos de exames laboratoriais e testes de até dez dias da coleta, para detecção ou eliminação do diagnóstico do novo Coronavírus, gerador da doença Covid-19, todos ainda no aguardo pelos resultados a serem emitidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC), em Florianópolis, órgão ligado diretamente à Secretaria de Estado da Saúde.

O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, esclarece à população que a preocupação com esta espera, da comunidade, é a mesma da prefeitura de Lages, já que as demandas de praticamente todas as cidades catarinenses estão centralizadas e recaem sobre o Lacen, na Capital, elevando o número de exames expressivamente concentrados. “As reclamações são plausíveis, porém, a prefeitura de Lages não tem gerência sobre esta demora pelos resultados, não há interferência. Estamos de mãos atadas a respeito desta questão. Seguimos ouvindo e absorvendo as críticas, opiniões e cobranças, contudo, pedimos calma à população e orientamos que as pessoas continuem mantendo os cuidados e hábitos constantes de higiene e distanciamento social. Os testes rápidos para pessoas monitoradas e sintomáticas estão em andamento. Todos os procedimentos e atualizações de boletim são realizados diariamente e com a máxima transparência de informações”, justifica o secretário Claiton Camargo de Souza. O Boletim Epidemiológico semanal completo pode ser consultado nossites www.lages.sc.gov.br ewww.lages.sc.gov.br/lages-contra-o-coronavirus/.

As pessoas que necessitarem de atendimento devem procurar a Secretaria da Saúde por telefone: 3251-7601/3251-7602, em que há os devidos encaminhamentos ao Centro de Triagem, e as pessoas isoladas assim permanecerão até que sejam cumpridos os 14 dias de quarentena ou até que seja conhecido o resultado do exame para serem tomados os próximos passos ao tratamento ou eliminação da doença e, desta forma, posteriormente retomada das atividades do paciente. “Nossa luta é incessante, assim como a energia despendida. Sabemos da ansiedade das pessoas que aguardam pelos resultados, mas esta também é a nossa. O trabalho da Secretaria da Saúde é desempenhado no rigor das legislações e sob as normas do Ministério da Saúde e do planejamento das mais coerentes ações para a cidade nesta crise”, salienta o prefeito Antonio Ceron.

O que faz o Lacen?

O Laboratório Central de Saúde Pública executa ações de relevância no contexto da Vigilância em Saúde na medida que propicia o conhecimento de doenças que afetam individual ou coletivamente os cidadãos. Realiza a vigilância laboratorial dos patógenos causadores de doenças emergentes e reemergentes que podem afetar a coletividade, causando surtos e epidemias.

O órgão verifica a qualidade dos produtos (alimentos, medicamentos e saneantes) de interesse de saúde pública e analisa o padrão de conformidade de amostras ambientais, a exemplo da água para consumo humano. Os dados produzidos a partir dos resultados dos testes subsidiam a implantação de políticas públicas de saúde e a adoção de medidas que tem por objetivo a proteção da população.

Estatísticas

Lages conta com 287 casos confirmados, 247 recuperados, 39 em isolamento domiciliar, 01 internação e nenhum óbito.

Galeria de fotos


Localização

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600

e-mail

contato@saudelages.sc.gov.br
Todos os Direitos Reservados © 2018