Vacinação em Lages será estendida durante o final de semana aos idosos a partir dos 74 anos
19/03/2021
Legenda: / Crédito:

No sábado (20) a vacinação será aberta aos idosos com 75 anos. Já no domingo (21), será a vez do público com 74 anos. O drive-thru funcionará das 9h às 17h no Parque Conta Dinheiro

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 aos idosos a partir dos 74 anos. A inciativa segue a recomendação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) do Governo de Santa Catarina de promover uma grande ação de vacinação do público idoso.

O Município recebeu nesta sexta-feira (19 de março) um novo lote com 1.910 doses para contemplar essa faixa etária. A aeronave do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que trouxe as doses, aterrissou no aeroporto em Lages na parte da manhã.

Com a nova remessa de vacinas, o drive-thru no Parque Conta Dinheiro permanecerá aberto durante o final de semana das 9h às 17h. Neste sábado (20), serão vacinados os idosos a partir dos 75 anos. Já no domingo (21), será a vez dos idosos com 74 anos completos. Os Agentes de Trânsito estarão no local organizando o fluxo dos veículos e orientando os condutores.

“Mobilizar nossas equipes durante o final de semana para vacinação é um esforço que vale a pena. Solicitamos que os nossos idosos na faixa etária elencada compareçam para serem imunizados”, acrescenta o Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Orientações

Os idosos que se deslocarem ao drive-thru devem observar algumas situações em que a vacina contra a Covid-19 não é recomendada: ter sinais e sintomas de síndrome gripal; estar com febre; ter recebido algum tipo de vacina nos últimos 14 dias; apresentar sintomas de Covid-19 nas últimas 4 semanas. “Essas informações são conferidas de forma individual, antes da aplicação da vacina”, contextualiza a Diretora de Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira Martins.

Segunda dose

Os idosos na faixa etária de 85 anos ou mais, que já receberam a primeira dose (D1) da Coronavac há 21 dias também poderão ser imunizados com a segunda dose (D2) durante o final de semana.

Orientações

No momento da vacinação será indispensável apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF. Os idosos com 85 anos ou mais que vão receber a segunda dose (D2), também deverão apresentar o comprovante de recebimento da primeira dose (D1) da vacina. Em caso de extravio será necessário retirar uma nova via no setor de cadastro, que está instalado logo na entrada do Parque Conta Dinheiro. “Ampliamos os pontos de vacinação no Parque Conta Dinheiro, justamente para que o procedimento ocorra de forma ágil e segura” ressalta a coordenadora do drive-thru, Michelli Palma.

Texto/Arte: Flávio Fernandes