23ª Unidade Básica de Saúde visitada pelo prefeito
02/02/2017
Fotos: Greik Pacheco

UBS do Universitário também carece de ampliação

O prefeito tem reiterado nas visitas às UBS que se coloca como colega de trabalho e está disposto a fazer o que pode para a melhoria do atendimento do serviço público em todas as repartições. Mas, neste momento inicial a atenção tem se voltado mais para as Unidades Básicas de Saúde. Nesta quinta-feira (02), a do Universitário foi a contemplada. É a 23ª a ser visitada por ele, na companhia da secretária da Saúde, Odila Waldrich. Repetidamente tem ouvido os lamentos sobre a falta de remédios, e equipamentos rudimentares. A Unidade tem alta demanda de medições de Pressão Arterial (PA), e de curativos.

A Unidade Básica de Saúde do Universitário abrange também parte da comunidade do São Cristóvão, assistindo uma população superior a 4 mil pessoas. As instalações da Unidade são pequenas e se enquadra na proposta de ampliação já sugerida pelo prefeito a outras instalações igualmente pequenas. A maior reclamação é pela falta de mais um médico. Há apenas um que atende por produção, o que impede a realização das visitas domiciliares. Também faltam funcionários em razão do período de férias, em janeiro e fevereiro. O atendimento se complica ainda mais, pelo fato de apenas uma técnica de enfermagem estar trabalhando. Uma segunda profissional está de atestado médico e fora do trabalho.

Por outro lado, as atendentes se mostraram felizes com a visita do prefeito e da Secretária, e disseram que estão sendo muito bem atendidas quando reivindicam alguma coisa junto aos gestores. “Algo que anteriormente não acontecia”, salientaram. Na contrapartida às necessidades, a secretária Odila reiterou que em breve a Unidade deverá contar com mais um médico, concursado, já chamado. Além disso, futuramente, a Secretaria poderá recorrer também ao Programa “Mais Médicos”. “Estamos fazendo o possível para mudar a sensação de que tudo está ruim na saúde. Mas, não é toda a verdade. Encontramos funcionários dedicados e unidades bem estruturadas também”, completa o prefeito.