Profissionais da saúde devem estar atentos as fases de vacinação contra a Covid-19
24/03/2021
Legenda: / Credito:

Serão imunizados nesta etapa os trabalhadores de saúde na ativa acima de 60 anos ou com histórico de comorbidades, independentemente da idade, que atuam em clínicas, hospitais, laboratórios e farmácias

A partir desta quarta-feira (24 de março) a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará a vacina contra a Covid-19 a um novo grupo dos profissionais da saúde. Serão imunizados nesta etapa os trabalhadores de saúde que estão na ativa, acima de 60 anos ou com histórico de comorbidades, independentemente da idade, que atuam em clínicas, hospitais, laboratórios e farmácias.

Se enquadram nesse critério os trabalhadores que atuam em clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de diagnóstico por imagem e de psicologia. Os profissionais autônomos e acadêmicos de saúde em estágio curricular não estão contemplados neste momento, conforme prevê a deliberação 011 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A divisão em etapas ocorre porque até o momento, a quantidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para serem aplicadas nos trabalhadores da saúde é insuficiente para contemplar a totalidade desse grupo em atuação no estado.

No caso dos profissionais da saúde, a vacina estará disponível no sistema drive-thru no Parque Conta Dinheiro das 9h às 19h. No momento da vacinação as pessoas que fazem parte desse grupo deverão apresentar Cartão SUS ou CPF. Também é necessário que o profissional da saúde tenha preenchido o cadastro para a vacinação contra a Covid-19, no site www.lages.sc.gov.br

Para fins de comprovação, o trabalhador de saúde deverá apresentar declaração de vínculo empregatício com a unidade ou estabelecimento de saúde ou declaração da chefia de serviço, contendo o número do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), além de documento oficial com foto. “Esses comprovantes de vínculo empregatício dos profissionais de saúde, assim como os atestados médicos das comorbidades, poderão ser auditados pela Secretaria Municipal da Saúde”, explica a Diretora de Vigilância em Saúde, Regina de Souza Oliveira Martins.

Lista de comorbidades

Conforme o anexo 2 do Plano Estadual de Vacinação se enquadram no critério para vacinação as seguintes comorbidades: diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças cerebrovasculares, renais crônicas ou imunossupressoras, obesidade mórbida e síndrome de down.

Os profissionais da saúde com histórico de comorbidades deverão apresentar o atestado médico atualizado, que tenha sido emitido no máximo nos últimos seis meses.

Orientações

É preciso observar algumas situações em que a vacina contra a Covid-19 não é recomendada: ter sinais e sintomas de síndrome gripal; estar com febre; ter recebido algum tipo de vacina nos últimos 14 dias; apresentar sintomas de Covid-19 nas últimas 4 semanas. Já os pacientes com doenças reumáticas, oncológicos, transplantados, imunossuprimidos ou em uso de anticoagulantes, passarão por avaliação da equipe de enfermagem do local.

Texto: Flávio Fernandes / Foto: divulgação