Cooperação firmada entre a Prefeitura, o Hospital Seara do Bem Materno e Infantil (HSBMI) e a empresa Klabin, com participação significativa da Câmara Municipal de Vereadores, possibilitará, já a partir do dia 1º de abril de 2021, a abertura de 10 novos leitos de UTI, em Lages, para o tratamento de pacientes adultos acometidos de Covid-19
As tratativas para o sucesso desta operação cooperativa de grande significado humanitário nestes tempos de agravamento da pandemia do Covid-19 (vírus SARS-CoV-1) se viabilizaram da seguinte forma: o hospital cedendo o espaço para a instalação dos 10 leitos de UTI e contratando equipe médica; a prefeitura, junto com a Câmara de Vereadores de Lages, viabilizando recursos para cobrir ao menos 70% dos custos com pessoal médico-hospitalar para o atendimento exclusivo na UTI adulto; a Klabin doando 10 respiradores e 40 bombas de infusão (por onde passam os medicamentos ministrados aos pacientes).
“Esta parceria é de grande significado para toda a comunidade. Agradecemos a todos que participam desta cooperação e de modo especial a todo o quadro de funcionários e diretores do hospital infantil que tanto têm se empenhado no atendimento médico-hospitalar”, falou o prefeito Antonio Ceron durante o ato de entrega dos equipamentos doados pela Klabin, na manhã de sexta-feira, 26 de março.
“Esta demanda por mais 10 respiradores para equipar novos leitos de UTI estava prevista inicialmente para o Hospital Tereza Ramos, porém o governo do Estado não pode atender o nosso o nosso pedido e então foi contatada diretoria da Klabin que prontamente sinalizou positivamente para esta cooperação”, disse o secretário municipal de Saúde, de Lages, Claiton Camargo.
O gerente industrial Antonio Carlos de Liz ressaltou que esta ação marca a atuação da Klabin como “empresa cidadã”, ajudando a combater os efeitos da pandemia. “Em Santa Catarina já foram doados equipamentos num total investido de 6 milhões, sendo que deste valor 5,5 milhões repassados para hospitais da região da Serra Catarinense, onde a Klabin está instalada”, ressalta.
O presidente do hospital, Wilson Ribeiro dos Santos, falou que o HSBMI já têm quatro leitos de UTI Infantil para tratamento da Covid-19 e que diante do agravamento da pandemia atendeu ao apelo do secretário municipal de Saúde para colaborar com a disponibilização de mais 10 novos leitos de UTI Covid-19 para pacientes adultos. “Temos espaço isolado, na ala nova do hospital, onde estão sendo instalados e equipados a UTI adulto. Equipe médica vinda de Curitiba já está contratada e em 1º de abril o atendimento dos pacientes será iniciado”, conclui Wilson Ribeiro.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Aline Borba, Ary Barbosa e Greik Pacheco