Notícias
Esperança e fé nas histórias de vida da vacina 67 anos
05/04/2021
Legenda: / Credito:

Muitas histórias de esperança e fé das pessoas na fila da vacinação neste sábado, 03 de abril. Algumas madrugaram, chegando antes da meia-noite e teve também voluntários se colocando à disposição para trabalhar

A Secretaria de Estado da Saúde de SC distribuiu NOTA na Sexta-feira (03), informando que o lote de 300 mil doses são destinados, específicamente, para a 2ª dose. Por esse motivo a vacinação acabou não acontecendo na maioria das cidades catarinenses.

 

Como em Lages ainda havia cerca de mil doses, a Secretaria Municipal de Saúde houve por bem abrir a vacinação neste sábado (03), conforme explicou o secretário Claiton Camargo de Souza. Assim, as pessoas de 67 anos madrugaram na fila do drive-trhu para receber a primeira dose, enquanto outra fila foi organizada para a vacinação  da segunda dose.

 

Histórias de vida

 

Mário Batalha Viana, 67 anos, morador do Bairro Frei Rogério, era o primeiro da fila. Ele conta que chegou no Parque exatamente às 23h57min, ou seja, três minutos antes da meia noite do Sábado de Aleluia. “Eu acredito na vacina, pois ela traz a esperança para todos nós”, pontuou.

 

Também na fila, o morador do Bairro Guarujá, Celso Melo, 67 anos, que chegou por volta de 02h da madrugada deste sábado. Emocionado por estar recebendo a vacina, Celso disse que ela representa a fé e a esperança do povo.

Já o taxista Aloir Afonso Coelho, que tem ponto no Terminal Rodoviário e reside no Vila Maria, disse que estava muito contente por receber a primeira dose da vacina contra o covid-19.

 

Voluntário

 

Um belo gesto de voluntariedade foi dado pelo farmacêutico Nei Jacob Bakers, 79 anos. Chegou em Lages em 1960 para servir o Exército e já foi trabalhar na área da Saúde. Farmaceutico por mais de 50 anos e a 11 se aposentou e ainda se colocou à disposição como voluntário. “Se estiverem precisando de pessoas para aplicar vacinas, estou à disposição”, destacou.

 

Até às 13h de sábado

 

A vacinação da faixa etária dos 67 anos será somente em sistema drive-trhu, no Parque Conta Dinheiro, neste sábado, até as 13h. quanto a vacinação na proxima semana a Secretaria Municipal de Saúde dará prosseguimento para a segunda dose, conforme orientação do Ministério da Saúde.

 

 

Fotos: Aline Borba

Secretaria Municipal de Saúde

 

 

NOTA - Secretaria de Saúde de Santa Catarina presta esclarecimentos sobre a distribuição de doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram na última quinta, 1

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina informa que recebeu na última quinta-feira, 1º de abril, uma nova remessa com um quantitativo de 309.050 doses da vacina contra a Covid-19. Deste total, 18.250 doses são da vacina Oxford/Astrazeneca e 290.800 da vacina Sinovac/Butantan.

De acordo com o nono informe técnico do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS), durante a reunião extraordinária tripartite de 30 de março de 2021, com a participação do MS, Conselho de Secretários Estaduais e Municipais e representantes dos laboratórios (Butantan e Fiocruz) foi divulgado um novo cronograma de entrega das vacinas Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz ao Ministério para o mês de abril de 2021.

Conforme o cronograma acima, até o momento, o laboratório Butantan prevê a entrega de apenas 4.500.000 doses da vacina Sinovac/Butantanno mês de abril. Pela estimativa, considerando que o laboratório Butantan entregou nessa última remessa 8.000.000 de doses da vacina Sinovac/Butantanpara o Ministério da Saúde, que destinou 290.800 doses para Santa Catarina, caso se mantenha a previsão de entrega de apenas 4,5 milhões de doses para o mês de abril, a estimativa é que o estado receba mais 163.500 doses.

Portanto, considerando que o estado de Santa Catarina distribuiu 404.600 doses da vacina vacinaSinovac/Butantanpara todos os 295 municípios entre os dias 17 e 27 de marçoe que, até o momento, existe a estimativa de recebermos 454.300 doses até o final do mês de abril, das quais 290.800 já foram recebidas, é fundamental que seja garantida a segunda dose de todas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Sinovac/Butantanem um intervalo de 28 dias após a primeira dose.

Além disso, houve a inclusão do grupo de profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas, que incluem aqueles diretamente envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalarnas ações de vacinação contra a Covid-19 e na implantação e monitoramento das medidas de distanciamento social, com contato direto com o público, independente da categoria.

Desta forma, durante a reunião extraordinária da CIB, realizada na noite de quinta, 1º de abril, foi discutido com todos os municípios essa situação, sendo acordado que todos deverão dar continuidade à vacinação, convocando as pessoas que estão dentro do período de 21 a 28 dias para tomarem a segunda dose da vacina, assim como realizarem a busca ativa daquelas pessoas pertencentes aos grupos já abertos que ainda não foram vacinadas. Além disso, ficou determinado pela Secretária Carmen Zanotto que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica avaliasse a possibilidade de redirecionarcerca de 20% da vacina Sinovac/Butantan, que foram recebidas como D2, para aplicação da D1, dando continuidade à campanha de vacinação com a inclusão de novos grupos. A Secretária informou também que está em contato permanente com o Ministério da Saúde para que seja dado celeridade ao envio de novas doses para serem utilizadas como D1e, irá pessoalmente a Brasília no início da próxima semana, tratar da regularização do número de doses que o estado necessita para vacinação de 100% dos trabalhadores de saúde e população acima de 60 anos de idade.

Durante a reunião, foi informado também que a SES/SC já encaminhou nos dias 26 e 27 de março 43.200 doses da vacina Sinovac/Butantanpara serem aplicadas como D2, de forma a complementar o esquema vacinal.

Desta forma, ficou definido que a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina iniciará neste sábado, 3 de abril, o envio de 60 mil doses da vacina Sinovac/Butantan para aplicação da D1 e 147.400 doses para aplicação da D2 para todos os municípios catarinenses.

Galeria de fotos


Localização

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600

e-mail

contato@saudelages.sc.gov.br
Todos os Direitos Reservados © 2018