Sexta-feira inicia com visita à Unidade de Saúde do bairro São Cristóvão
03/02/2017
Fotos: Greik Pacheco

Nas conversas com a equipe de trabalho das Unidades Básicas de Saúde têm surgido sugestões para um melhor atendimento à  comunidade

A Unidade Básica de Saúde (UBS) dos bairros São Cristóvão e Sagrado Coração de Jesus foi visitada pelo prefeito Antonio Ceron, na manhã desta sexta-feira (03). Na oportunidade ele ouviu a comunidade e teve uma conversa com a equipe de trabalho do local, sem interromper o atendimento à população.

Com relação às dificuldades encontradas para o desenvolvimento dos serviços na Unidade, foram repassadas ao prefeito algumas falhas na infraestrutura do espaço físico como na sala de reuniões, onde as Agentes Comunitárias de Saúde fazem seus relatórios, o cheiro do esgoto que volta na tubulação atrapalha os trabalhos. Alguns equipamentos de informática também apresentam defeitos, dificultando a confecção dos documentos. No atendimento direto à comunidade algumas questões precisam ser revistas como as cotas de encaminhamento para fisioterapias e exames de ultrassonografia.

A secretária municipal da Saúde, Odila Waldrich, explicou que a maioria dos assuntos que estão sendo repassados pelos profissionais já estão sendo verificados pela equipe gestora. “Estamos há mais de um mês nestas visitas. Na maioria das vezes os problemas são recorrentes, mas é importante informar à comunidade que temos profissionais preparados para bem atender e solucionar estas questões a curto e médio prazo”.

O prefeito Antonio Ceron ficou surpreso com a informação repassada pela equipe da Unidade de Saúde do São Cristóvão que nesta área muitos moradores não possuem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento. “Estes dois bairros apresentam características socioeconômicas diferenciadas. Isto não quer dizer que aqui não têm famílias que precisem da Unidade, pelo contrário, temos que garantir um atendimento de qualidade para todos. Isto é um direito da coletividade e os serviços da prefeitura devem estar em todos os bairros para que todos tenham acesso”, comentou.