Notícias
Lages retoma vacinação contra Covid-19 do público com 66 anos e já programa imunização das pessoas com 65 anos para o final de semana
09/04/2021
Legenda: / Credito:

Município recebeu no final da tarde desta quinta-feira (8 de abril) novo lote de vacinas, o que permitirá a continuidade da imunização com a primeira dose no público idoso

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde retomará a vacinação contra a Covid-19 das pessoas com 66 anos ou mais a partir desta sexta-feira (9 de abril). A aplicação da 1ª dose nessa faixa etária foi interrompida temporariamente desde a última terça-feira (6), quando o município zerou o estoque disponível para essa finalidade.

A continuidade da vacinação será possível porque nesta quinta-feira (8), o município recebeu novo lote contendo 1.725 primeiras doses. Desse total, 1.708 serão destinadas aos idosos, 15 unidades para forças de segurança e 2 doses que fazem parte de uma reserva técnica. Outro lote com 3.550 segundas doses também foi repassado ao município e serão utilizadas no público entre 70 a 74 anos.

Durante a sexta-feira (9), a vacinação seguirá no sistema drive-thru no Parque Conta Dinheiro das 9h às 17h. Outra alternativa é a Central de Vacinas, ao lado da Policlínica Municipal, cujo atendimento é das 8h às 18h, porém, nesse caso é necessário que o idoso desça do veículo e acesse a sala de vacina.

No sábado (10) a vacinação contra a Covid-19 será ampliada para as pessoas com 65 anos completos, exclusivamente no Parque Conta Dinheiro das 9h às 17h. Já no domingo (11) o drive-thru funcionará das 9h às 13h.

Profissionais da Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde segue com a aplicação da primeira dose da vacina nos profissionais da saúde acima dos 18 anos de idade que atuam em clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de diagnóstico por imagem e de psicologia, nos hospitais, laboratórios e farmácias. Para esse grupo a imunização ocorrerá exclusivamente no sistema drive-thru no Parque Conta Dinheiro.

Os profissionais autônomos e acadêmicos de saúde em estágio curricular não estão contemplados neste momento, conforme prevê a deliberação 011 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Segunda dose

No momento da vacinação será indispensável apresentar documento oficial com foto e o Cartão SUS ou CPF. Os idosos que fizeram a 1ª dose da Coronavac há 21 dias já estão aptos a receber a 2ª dose do imunizante. Nesse caso será preciso apresentar o comprovante de recebimento da 1ª dose da vacina. Em caso de extravio uma nova via deverá ser retirada no setor de cadastro, instalado na entrada do Parque Conta Dinheiro.

Orientações

É preciso observar algumas situações em que a vacina contra a Covid-19 não é recomendada: ter sinais e sintomas de síndrome gripal; estar com febre; ter recebido algum tipo de vacina nos últimos 14 dias; apresentar sintomas da Covid-19 nas últimas quatro semanas. Já os pacientes com doenças reumáticas, oncológicos, transplantados, imunossuprimidos ou em uso de anticoagulantes, passarão por avaliação da equipe de enfermagem no local de vacinação.

Texto/Foto: Flávio Fernandes

Galeria de fotos


Endereço

Praça Leoberto Leal, 20, Centro
CEP 88501-310

Telefone

(49) 3251-7600
Todos os Direitos Reservados © 2022