Segunda dose da vacina para o prefeito Ceron
12/04/2021
Legenda: / Credito:

O prefeito Antonio Ceron reservou a manhã deste domingo (11), para ir até o Parque do Conta Dinheiro, para receber a segunda dose da vacina contra o covid-19

O prefeito Ceron cumpriu as etapas recomendadas, ou seja a primeira e segunda dose, com intervalo mínimo de 21 dias. O intervalo correto da imunização é essencial para que as vacinas sejam consideradas efetivas, e quem tomou apenas a primeira dose não está imunizado.

Importância da segunda dose

Desde a primeira dose, algum grau de proteção pode existir, mas a garantia de máxima eficácia daquela vacina é após a segunda dose", explica o infectologista e professor da USP Edson Abdala

O chefe do departamento de infectologia da Unesp, Alexandre Naime Barbosa, reforça que a imunidade não é de 100%, e que não há garantia que uma pessoa vacinada não irá transmitir o vírus. “É possível que uma pessoa, mesmo que imunizada com as duas doses, tenha Covid-19, mas leve, que se assemelhe a uma gripe ou resfriado. É muito improvavel que ela desenvolva formas graves que necessitem de hospitalização ou mesmo óbito".

Uma pesquisa da consultoria global Oliver Wyman aponta que a vacinação será fundamental para a retomada da normalidade: quase 80% dos brasileiros só se sentem confiantes em frequentar estabelecimentos se os funcionários desses locais estiverem vacinados.

Freio da pandemia

O levantamento mostra também que 76% dos brasileiros pretendem tomar a vacina e 78% apoiam medidas que exijam a comprovação de vacinação para participar de eventos públicos e privados. Para frear a pandemia, é necessário que cerca de 70% da população esteja imunizada.

Medidas de proteção

“O indivíduo vacinado não deve abandonar as medidas de proteção, como uso de máscara e distanciamento, pois ele ainda pode se infectar e transmitir para outras pessoas”, acrescenta Naime.

Fotos: Gabinete/divulgação

Pesquisa: CNN Brasil