A Campanha Nacional de vacinação contra a Influenza teve início no último dia 12 de abril e está sendo realizada em etapas, sendo que o primeiro público-alvo foi o de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde e agora é a vez dos trabalhadores em Saúde
Segunda-feira, 19
Assim, a partir de segunda-feira (19 de abril), quando será a vez dos profissionais da Saúde, a Central de Vacinas foi priorizada para atendimetno exclusivo à essa demanda, além das Unidades de Saúde dos bairros da cidade. Na Central o horário é das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia, já nos postinhos tem variação de horários.
Além das Unidades de Saúde (UBSs), a vacina da Influenza estará disponível na Central de Vacinas (para crianças e trabalhadores da saude) e no CEASM / Centro de Estudo e Assistência a Saúde da Mulher (para gestantes e puerperas).
Quem pode fazer?
Não poderá fazer vacina quem testou posito para o Covid-19. Nesse caso deve aguardar pelo prazo de pelo menos 30 dias. Também não ter nenhum sintoma gripal, e importante: 15 dias de diferença da vacina Covid.
A doença
A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.
Essas áreas têm como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos. Por isso, é importante todos os anos participar da campanha.
Texto: Milton Barão
Fotos: Ministério da Saúde / divulgação
#ComunicaçãoPML
Lazer
Infraestrutura
Assistência Social
Defesa Civil
Desenvolvimento
Eventos
Vias
Agricultura
Gabinete
Semasa
Saúde
Educação
Meio Ambiente
Cultura
Esporte
Procon
Trânsito
Políticas para a Mulher
Turismo
Administração e Fazenda