Movimentação intensa no parque Conta Dinheiro para imunização contra a Covid-19
26/04/2021
Legenda: Fotos: Ary Barbosa de Jesus / Credito:

Mais um final de semana com grande procura pela vacina contra o novo coronavírus no parque de exposições Conta Dinheiro. Neste sábado (24 de abril), das 8h às 18h, está sendo vacinada uma nova faixa etária em Lages. Idosos a partir de 62 anos já podem procurar a estrutura montada em sistema drive-thru para se imunizar contra o vírus causador da doença Covid-19.

Além da primeira dose da vacina do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, também estão sendo aplicadas as segundas doses para quem já fez a vacina da Coronavac dentro do prazo estipulado de 21 dias. “Neste sábado venceu o prazo para os idosos a partir dos 67 anos, por isso também estamos tendo uma grande procura para a segunda dose. Nossa estimativa é de que somente hoje cerca de 2 mil pessoas passem pelo pavilhão para serem imunizadas”, afirma uma das coordenadoras do drive-thru, Michelli Proença Palmas Nunes.

Profissionais de saúde dos grupos selecionados também estão recebendo a segunda dose. São trabalhadores a partir dos 18 anos que atuam em clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de diagnóstico por imagem e de psicologia, nos hospitais, laboratórios e farmácias.

Acadêmicos da área da saúde em estágio curricular também poderão tomar a segunda dose da vacina. Deverão ter em mãos, além do documento com foto, o Cartão SUS ou CPF.

A fila que já estava grande logo nas primeiras horas da manhã, foi ficando mais curta próximo ao meio dia. No pavilhão do parque foi montada uma estrutura organizada entre estandes para o cadastro e sete pontos de vacinação para agilizar o processo, sendo cinco pontos para a primeira dose e dois para a segunda.

O drive-thru recebe pessoas motorizadas, sem distinção de veículos. O senhor Luis Ramos, de 62 anos e morador do bairro Araucária, foi de moto buscar a primeira dose da vacina. “O importante é não deixar de se vacinar”, comenta.

A organização da estrutura tem sido elogiada pelos usuários, tanto pela agilidade como pela facilidade de acesso. “Muito boa a organização, as equipes estão de parabéns”, diz Sirlei Raitz, 62 anos.

Lages recebe 3.320 doses

O Estado de Santa Catarina recebeu, nesta sexta-feira (23 de abril), um novo lote com o quantitativo de 129.750 doses da vacina contra a Covid-19. Deste total, 105.750 são do laboratório AstraZeneca/Fiocruz e 24 mil do laboratório Sinovac/Butantan.

Destas, um total de 3.320 doses foi destinada a Lages. Para a primeira dose dos idosos com idade a partir de 62 anos serão disponibilizadas 1.300 doses; já para a segunda dose das pessoas que já foram vacinadas pela primeira vez, um total de 530 doses e, para a segunda dose dos trabalhadores de saúde cerca de 1.490.

Busca ativa por idosos que ainda não se vacinaram

Lages conta com 6.616 idosos cadastrados na faixa etária entre 60 e 64 anos. Até o momento, já foram imunizados 2.592 idosos nas idades 63 e 64 anos. Um dos grandes desafios para as equipes da Secretaria Municipal da Saúde é cumprir as metas de imunização contra o novo coronavírus, considerando que muitos idosos se encontram resistentes a tomar a vacina.

Um exemplo é o senhor Aristiliano Nunes, de 73 anos. Ele chegou ao parque Conta Dinheiro neste sábado levando sua esposa, Vera Lúcia Nunes, para tomar a primeira dose da vacina aos 62 anos. Ela, ansiosa para ter a imunização, mas ele ainda não está convencido. “Ele não quer de jeito nenhum. Tentei conversar, mas é muito teimoso. Eu peguei a Covid-19 e fiquei internada 15 dias, e ele com sintomas mais leves, não quis nem fazer o exame. Então, preciso respeitar a vontade dele”, conta a esposa Vera Lúcia.

A coordenadora Michelli explica que a vacina não é obrigatória e as pessoas que não querem se imunizar precisam assinar um termo de recusa. “É muito importante que todos se vacinem, para sairmos mais rápido desta pandemia e evitar tanta tragédia, mas não podemos obrigar as pessoas”, comenta.

Nesta segunda-feira (26 de abril) a Secretaria da Saúde vai iniciar uma busca ativa das pessoas aptas a tomar a vacina, mas que ainda não buscaram a imunização, ou então aqueles que tomaram a primeira dose e não procuraram a segunda dentro do prazo, se tiveram reações e outras questões envolvidas, que poderiam ser uma justificativa pela recusa.

Este trabalho será realizado através das agentes de saúde que visitam as residências em todos os bairros e acompanham de perto a situação de cada família. As pessoas que ainda não se vacinaram, mas decidirem por se imunizar, serão encaminhadas aos pontos de vacinação, tanto no parque Conta Dinheiro (drive-thru) como no ginásio Jones Minosso (pedestres).

Texto: Aline Tives

Fotos: Ary Barbosa de Jesus