Imunização será nos dias 11, 12, 13, 14, 17 e 18 de maio, em localidades alternadas, e para receber a imunização as pessoas devem comparecer com documento de identificação com foto, cartão SUS e CPF
Lages está inteiramente engajada na 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciada em 12 de abril em todo o Brasil, conforme prevê o calendário do Ministério da Saúde (MS). A mobilização nacional seguirá até o dia 9 de julho. Em 2021, o público-alvo está estimado em 79,7 milhões de brasileiros.
O órgão de Saúde do Governo Federal alerta que a imunização previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, doença gerada pelo novo coronavírus. Esta vacina distribuída na rede pública é a vacina trivalente, que possui os dois tipos da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B.
No perímetro urbano do município de Lages, a vacinação segue normal e para as regiões da área rural foram separadas seis datas no mês de maio para a vacinação dos moradores, incorporando, ao todo, 21 localidades do interior, beneficiando os habitantes destas próprias localidades e de suas adjacências, concentrados nos locais de atendimento de costume. Serão vacinadas as pessoas do grupo prioritário: Crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias; idosos a partir de 60 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias), e professores.
As vacinações estão marcadas para os dias 11, 12, 13, 14, 17 e 18 de maio, com alternância nos seguintes locais: Salto Caveiras, Cabo de Lança e CDL (dia 11); Santa Terezinha, Manfrói, Floresta, Cedro Alto e Passo dos Fernandes (12); Cajuru, Morrinhos, São Jorge e Baú (13), Rancho de Tábuas, Gramado e Cadeados (14); Mirante, Potreiros, Macacos (Escolinha) e Macacos (Unidade Básica de Saúde - UBS) (17), e Santa Catarina, Entrada do Campo e Lambedor (18). Os locais específicos serão Unidades Básicas de Saúde (UBSs), associações de moradores, salões de igreja e escolas municipais.
Os horários são variáveis, dependendo do local, mas pela manhã a programação começa sempre às 9h e o último padrão do dia é às 15h. Os outros horários são 9h30min, 10h, 10h30min, 11h, 13h, 13h30min e 14h30min, definidos por localidade. Para receber a imunização as pessoas devem comparecer com documento de identificação com foto, cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Os pacientes deverão chegar ao local da vacinação 15 minutos antes do horário estabelecido na agenda em cada localidade, pois, nas que possuem Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), estes profissionais já irão se antecipar ao anotar os nomes e organizar a fila para agilizar os atendimentos. “Como temos horário entre uma localidade e outra, tentaremos ser o mais pontual possível. Os horários estipulados são estes que estão sendo informados e cada cidadão deve estar atento e acompanhar o seu dia de vacina”, avisa a enfermeira gestora do Interior, Caroline Dallamico Gugelmin.
Em razão da pandemia da Covid-19, medidas de segurança e prevenção serão intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, as pessoas não devem esquecer-se do uso da máscara de proteção facial e do álcool gel; da higienização constante das mãos, e de manter o distanciamento social seguro de no mínomo 1,m5 metros.
A Secretaria da Saúde de Lages lembra que esta trata-se da vacina contra a gripe, e não da Covid-19. Não será aplicado outro tipo de vacina nestas datas. Dúvidas podem ser esclarecidas por telefone junto à Sala do Interior: 3251-7992.
Dicas
As recomendações para as pessoas do grupo prioritário estão explicitadas a seguir: Ter no mínimo 15 dias de intervalo entre uma vacina e outra, caso tenha sido imunizado contra outra doença, como a da Covid-19; não apresentar sintomas gripais; não ter febre e, se foi acometido pela Covid-19, esperar no mínimo 30 dias para realizar qualquer tipo de vacina.
Ainda suspensos atendimentos médicos e de dentista
Os atendimentos médicos e odontológicos nas comunidades rurais fazem parte das consultas eletivas e permanecem suspensos devido à pandemia e ainda não estão liberados pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Na ocasionalidade de o paciente apresentar algum problema, deverá procurar o departamento da Sala do Interior, 3º andar da Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade, para onde será encaminhado ao médico clínico geral após avaliação na Sala do Interior. A orientação nas situações graves de urgência é que os cidadãos se dirijam à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas Maria Gorete dos Santos. Informações sobre saúde podem ser consultadas em www.lages.sc.gov.br e www.saudelages.sc.gov.br.
Dentro da cidade
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que dispõem de Sala de Vacina estão atendendo os grupos prioritários para a imunização. A imunização contra a Covid-19, que também está em curso, ocorre simultaneamente.
Três etapas da Campanha
O cronograma da Campanha Nacional é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho. A primeira delas acontecerá de 12 de abril a 10 de maio e contempla crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).
Para as gestantes e puérperas que residem no Centro, a vacina está disponível no Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm). As pessoas deste grupo que moram em outras regiões da cidade deverão dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência, que possua Sala de Vacina.
No caso das crianças de seis meses a menores de seis anos de idade que residem na região central, a imunização contra a gripe é realizada na Central de Vacinas, anexa à Vigilância Epidemiológica. Os pais devem ter a Caderneta de Vacinação em mãos.
A partir do dia 11 de maio, a 8 de junho, está programada a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que passará a contemplar os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e os professores das redes pública e privada.
A terceira etapa está prevista de 9 de junho a 9 de julho e permitirá a imunização dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, e população privada de liberdade.
Veja a tabela na íntegra:
DIA
HORÁRIO
LOCAL
9h
SALTO CAVEIRAS (ASSOCIAÇÃO DE MORADORES)
11/05
Terça-feira
13h
CABO DE LANÇA (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS)
15h
CDL
9h
SANTA TEREZINHA DO SALTO (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS)
10h
MANFRÓI (IGREJA)
12/05
11h
FLORESTA (IGREJA)
Quarta-feira
13h30min
CEDRO ALTO
14h30min
PASSO DOS FERNANDES
9h30min
CAJURU (ESCOLA)
13/05
10h30min
MORRINHOS (ESCOLA)
Quinta-feira
13h30min
SÃO JORGE (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS)
15h
BAÚ (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS)
9h30min
RANCHO DE TÁBUAS
14/05
Sexta-feira
13h30min
GRAMADO e CADEADOS (ESCOLA DE CADEADOS)
9h30min
MIRANTE (IGREJA)
17/05
10h30min
POTREIROS (ASSOCIAÇÃO)
Segunda-feira
13h30min
MACACOS - ESCOLINHA (NO LOCAL DE ATENDIMENTO MÉDICO, ESCOLINHA)
15h
MACACOS (UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - UBS)
9h30min
SANTA CATARINA (IGREJA)
18/05
13h30min
ENTRADA DO CAMPO (IGREJA)
Terça-feira
15h
LAMBEDOR (IGREJA)
Texto: Daniele Mendes de Melo
Artes: Carlos Alberto Arruda Junior
Fotos: Ary Barbosa