Mais de 300 vacinados neste sábado em Lages
17/05/2021
Legenda: / Credito:

No primeiro dia de vacinação para novo grupo com comorbidades, mais de 300 lageanos foram garantir sua imunização

Era 5 horas da manhã quando Maria Enedir Barbosa, 54 anos, e seu esposo Antonio Souza Barbosa, saíram de casa para se dirigirem ao drive thru no parque Conta Dinheiro para receberem a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Maria, que é diabética e hipertensa é uma das mais de 300 pessoas elencadas nos grupos de vacinação que receberam o imunizante neste sábado. Ela conta que não conseguiu dormir, pois estava ansiosa para vacinar. “Mal dormi essa noite sonhando com a vacina, antes eu estava muito preocupada em não pegar o vírus, agora estou mais tranquila”, diz Maria.

O Drive Thru foi aberto às 8h, para pessoas acima de 60 anos, gestantes e puérperas com alguma comorbidade, também foi o primeiro dia de vacinação para quem possui fibrose cística, e pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais. Ao todo, foram 324 vacinados neste sábado.

Segundo o secretário de saúde do município de Lages, Claiton Camargo de Souza, “a determinação vinda da nota técnica 020 possibilitou contemplar mais uma classe de pessoas que se encaixam em grupos de risco maior de infecção pelo vírus”.

Equipe dos pontos de vacinação  é reforçada

Acadêmicos bolsistas do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), começaram neste sábado a auxiliar as equipes de vacinação. Segundo Maria

Giovana, acadêmica do sexto ano de medicina, “é importante estar tanto no drive thru quanto no Jones Minosso, pois como futura médica, sempre fui orientada a ajudar a população no que for necessário”. Como acadêmica, seu trabalho e dos demais colegas de curso é ajudar a sanar dúvidas a respeito das comorbidades que os cidadãos apresentam.

Cronograma de vacinação com novidades para a próxima semana

Após a vacinação neste sábado ser concluída, o trabalho retorna na próxima segunda-feira (17), das 08h às 13h, no Drive Thru do parque Conta Dinheiro quanto no ginásio Jones Minosso, das 8h às 13h. A vacinação de segundas doses (Coronavac) para quem fez a primeira há 28 dias, continua sendo disponibilizada, bem como a segunda dose da AstraZeneca para quem recebeu a primeira há 84 dias.

Relembre quem pode ser vacinado

Recebem a vacina pessoas elencadas com comorbidades na fase 1, com Síndrome de Down, entre 18 a 59 anos; transplantados de órgãos ou de medula óssea, entre 18 a 59 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias) com comorbidades, maiores de 18 anos; pessoas com fibrose cística, entre 18 a 59 anos; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 18 a 59 anos e pessoas com Comorbidades e Deficiência Permanente elencadas para vacinação, que agora podem vacinar-se a partir dos 39 anos. Além de pessoas com 60 anos ou mais, que poderão ser imunizados.

Documentos exigidos

Para vacinação, alguns documentos deverão ser apresentados para comprovação da comorbidade, como: Atestado médico ou declaração da enfermeira comprovando a comorbidade (esta só será válida se o cidadão já possuir acompanhamento na Unidade Básica de Saúde), cartão SUS ou CPF e um documento com foto.

Pré-cadastro no Site da Prefeitura

Pessoas com comorbidades podem realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br), onde estão elencadas todas as comorbidades que podem ser vacinadas. O pré-cadastro serve para se ter uma estimativa de pessoas a serem vacinadas neste grupo, garantindo assim, uma melhor logística de distribuição das doses. Além disso, preenchendo o pré-cadastro, as pessoas podem saber se tem as comorbidades que estão aptas a serem vacinadas, nesta fase.