O objetivo é facilitar o registro e controle de todos os pacientes Covid-19, integrando todas as Unidades Básicas de Saúde e a Upa 24h com o Centro de Triagem
Durante esta semana está sendo implantado o sistema de prontuário eletrônico no Centro de Triagem, instalado no antigo pronto atendimento Tito Bianchini para atender pacientes com suspeita ou confirmados de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). O sistema está passando por alguns ajustes e nos próximos dias já estará apto a funcionar.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção Básica, é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas. O principal objetivo é informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.
A informatização desses processos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pode trazer benefícios importantes, como o acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde. Ou seja, a implantação do prontuário eletrônico traz benefícios, ao mesmo tempo, para gestores, profissionais de saúde e cidadãos.
Lages já conta com 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) informatizadas com o prontuário eletrônico, assim como a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) Dra Maria Gorete dos Santos. De acordo com o secretário da Saúde, Claiton Camargo, a intenção é facilitar o registro e controle de todos os pacientes Covid-19, integrando todas as Unidades Básicas de Saúde e a Upa 24h com o Centro de Triagem. “Estamos sempre em busca de melhorias e otimização das estruturas de saúde para melhor atender nossos pacientes. Futuramente todas irão contar com o prontuário eletrônico, a exemplo das clínicas particulares que prestam serviço para o SUS”, explica o secretário.
Para instalar o prontuário eletrônico no Centro de Triagem, foram adquiridos novos equipamentos de software e computadores, além de terem sido ajustadas redes elétricas e de comunicação no local.
Texto: Aline Tives
Foto: Emillin Camargo