Cerca 170 pacientes de toda a região da amures são esperados nos dois dias de mutirão
Nesta Sexta-Feira (21), acontece na Policlínica Municipal de Saúde de Lages, um mutirão de atendimentos a pessoas com cataratas. Os atendimentos começaram por volta das 7h20min e encerraram às 17h20min. Mais de 170 pacientes são aguardados nos dois dias de consultas.
Segundo o médico oftalmologista, Günther Bernardes Brink, é realizado um pré-exame e algumas perguntas, posteriormente o paciente é encaminhado para um exame ocular, para verificar como está a córnea, tamanho da catarata, pressão e fundo do olho e depois recebe as orientações para os exames do pré-operatório (exame de sangue e eletro), para depois que o paciente apresentar os resultados dos exames é agendado a cirurgia.
As cirurgias estão programadas para serem realizadas na segunda semana de Junho, dependendo da condição de saúde do paciente.
Quem tem direito a consulta:
Para participar do mutirão, o paciente deve ter consultado o médico na Unidade Básica de Saúde e ter sido encaminhado para o oftalmologista do SUS, o qual realizou consulta para identificar a necessidade da cirurgia de catarata. Nesse caso, o paciente é encaminhado para a regulação que agenda a consulta pré-cirúrgica com o cirurgião, para posteriormente realizar a cirurgia.