Nesta terça-feira (24), a vacinação continua para pessoas com comorbidades. Pessoas com as comorbidades descritas abaixo, passaram recentemente a entrar na listagem das comorbidades elencadas para receberem o imunizante contra o coronavírus, em Lages.
Além das pessoas com 60 anos ou mais, maiores de 18 anos com alguma comorbidade das já elencadas anteriormente, gestantes e puérperas, agora a vacinação passou a contemplar a população com as seguintes comorbidades:
Doenças que causam comprometimento pulmonar crônico como a fibrose cística;
Doenças que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas como a
síndrome Cornélia de Lange, a doença de Huntington e outras doenças raras como anemia falciforme e talassemia maior.
Além das pessoas com Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular), passam a fazer parte do público-alvo da vacinação contra a Covid-19 pessoas com doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares.
Horário e Local:
Drive Thru no parque Conta Dinheiro das 8h às 13h.
Jones Minosso das 8h às 17h.
É importante salientar que Lages segue o PNI (plano nacional de imunização), e as deliberações da CIB (comissão intergestora bipartite) que reúne todos os representantes das secretarias municipais de saúde e da secretaria de estado da saúde, onde são feitas definições operacionais também sobre a vacinação.
Documentos exigidos
Para vacinação, alguns documentos deverão ser apresentados para comprovação da comorbidade, como: Atestado médico tanto do SUS quanto particular, ou declaração da enfermeira comprovando a comorbidade conforme descrito no prontuário. Cartão SUS ou CPF e um documento com foto.
Pré-cadastro no Site da Prefeitura
Pessoas com comorbidades podem realizar o pré-cadastro no site da Prefeitura de Lages (www.lages.sc.gov.br), onde estão elencadas todas as comorbidades que podem ser vacinadas. O pré-cadastro serve para se ter uma estimativa de pessoas a serem vacinadas neste grupo, garantindo assim, uma melhor logística de distribuição das doses. Além disso, preenchendo o pré-cadastro, as pessoas podem saber se tem as comorbidades que estão aptas a serem vacinadas, nesta fase.