Policiais penais e acolhidos no acolhimento pop e centro pop foram vacinados esta manhã
Desde às 8h desta quarta-feira (26), a vacinação contra o coronavírus está aberta para mais grupos. Além da continuidade para pessoas com 60 anos ou mais e da população com comorbidades, agora estão elencados para vacinação, professores do grupo 1 e 2, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, população em situação de rua maiores de 18 anos.
Na manhã desta quarta-feira, as vacinadoras da secretaria municipal de saúde, foram ao acolhimento pop para vacinar os acolhidos. De acordo com diretora da alta complexidade, a assistente social Maria Tereza Ternes Bayer, “eu percebi no olhar de cada um, principalmente por se tratar de um público muito excluído da sociedade a alegria de estar recebendo a vacina neste momento, que era uma esperança de todos eles e até porque como ficam acolhidos, ficaram com medo de sair e se contaminar. Percebemos uma alegria enorme neles, pois a vacina significa uma esperança de vida”. Comenta Maria Tereza.
A população que frequenta o centro pop foi imunizada ao meio-dia, e a noite será a vez do acolhimento.
Além dos acolhidos, cerca de 53 policiais penais, que atuam no sistema prisional de Lages foram vacinados com a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Já os privados de liberdade, a vacina começou às 14h, ao todo a estimativa é de que 800 internos sejam imunizados.
Segundo o policial penal Juliano Mendes, "Aguardávamos com uma certa ‘agonia’ essa vacina, como temos muito contato com um ambiente externo, poderia acabar trazendo o vírus para dentro da unidade prisional, o que pode se tornar um problema grave se algum detento infectar”.
Texto e Fotos: Fom Conradi