Data foi criada para sensibilizar mais pessoas sobre a importância da doação
No dia 14 de junho é celebrado o dia mundial de doação de sangue, além de ser uma forma de agradecer os doadores de sangue, é uma data para sensibilizar sobre a necessidade mundial de dispor de sangue seguro e sobre como qualquer pessoa pode contribuir.
Segundo a assistente social do Hemosc em Lages, Jady Mabilia, com a pandemia houve uma diminuição no número de doações. “Com a pandemia da COVID-19, as doações de sangue diminuíram de forma significativa nesse período, mas o consumo de sangue nas unidades de saúde é diário e contínuo e como não há um substituto para o sangue, a disponibilidade do mesmo é essencial em diversas situações”.
Ainda segundo a assistente social, o sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para preservar a vida humana. “Portanto necessitamos manter um estoque de segurança para todas as tipos sanguíneos, para que seja possível atender as emergências, cirurgias e transplantes que ocorrem neste período”.
Nesse momento de pandemia os hemocentros estão preparados para receber as pessoas em condições seguras. “Estamos seguindo todas as normas de segurança solicitadas, atendendo com adoção de todos os cuidados recomendados pelos órgãos sanitários”. informa Jady.
A única forma de garantir um suprimento suficiente de sangue seguro é por meio de doações regulares.
O que é necessário para doar:
Intervalos entre as doações:
Horário de atendimento do Hemocentro de Lages:
Segunda a sexta das 08h às 11:30 – 13h às 17:30.
Para agendamentos entrar em contato por telefone/whatsapp: 49. 3289-7011 ou 49. 3289-7015 ou no site: http://www.hemosc.org.br